Pesquisar

NordVPN põe criptografia post-qu​ântica​ ​e​m suas aplicações

A NordVPN anunciou o lançamento do suporte à criptografia post-quântica (PQE) para todas as suas aplicações VPN. A primeira iteração dessa criptografia foi implementada na aplicação da NordVPN para Linux no ano passado. Agora em 2025, a NordVPN também lançou o recurso de PQE para Windows, macOS, iOS e Android, incluindo Android TV e tvOS. 

Leia também
As seis tendências que moldarão o futuro da nuvem
CISA muda forma de divulgar alertas cibernéticos

“Conforme a computação quântica avança, os métodos tradicionais de criptografia usados pela maioria dos protocolos VPN atuais eventualmente vão se tornar insuficientes. Ao integrar a PQE à nossa infraestrutura VPN, nós damos um passo pró-ativo para garantir a confiabilidade e a resiliência que nossos clientes merecem para seus dados, tanto no presente momento quanto em um futuro pós-quântico”, declarou Marijus Briedis, CTO na NordVPN.

Em setembro de 2024, a NordVPN lançou uma atualização no app para sistemas Linux com o primeiro update de criptografia post-quantum para o protocolo NordLynx, um protocolo VPN de alta performance conhecido pela extrema velocidade e ótima segurança, construído com base no WireGuard. O protocolo atualizado atende os mais recentes padrões do National Institute of Standards and Technology (NIST) para criptografia post-quantum, protegendo os usuários de sistemas Linux contra decriptação quântica enquanto também coleta métricas de desempenho, como informações de impacto na velocidade de conexão e na latência.

“Os dados coletados serviram como uma coluna fundamental para a transição para a criptografia resistente à tecnologia quântica para o restante de todas as nossas plataformas”, afirma Briedis. “O exemplo do Linux demonstra que nós conseguimos manter o nível mais alto de experiência do usuário em termos de tempo e velocidade de conexão durante a transição. Como resultado, as outras aplicações vieram logo em seguida para garantir a segurança de longo prazo dos dados para todos os nossos usuários”.

A PQE pode ser ativada com um botão de habilitação. Depois de habilitado em ‘’Conexões’’ nas ‘’Configurações’’, a funcionalidade será ativada automaticamente sempre que o usuário se conectar usando o protocolo NordLynx.