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Nível de tratamento de dados para LGPD em 25% das empresas brasileiras é zero

Empresas que possuem trilhas de auditoria de segurança representam 30% do total, diz estudo
Da Redação
11/12/2020
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Diagnóstico feito em 62 empresas de médio e grande porte constatou uma situação preocupante: em 25% delas não são realizados qualquer tipo de tratamento dos dados, ou seja, o nível é zero para este quesito. Apenas 19% das empresas iniciaram seus projetos de adequação e outras 20% não possuem conhecimento necessário sobre a aplicação da nova lei de proteção de dados pessoais (LGPD).

O diagnóstico foi feito pela ACSoftware, fornecedora de tecnologia e serviços para gestão de TI e segurança da informação. Foram aplicados questionários e entrevistas com as equipes destacadas nas empresas para responder pela adequação à LGPD e verificou que as ações de segurança por parte das empresas apresentaram a melhor resposta, com 45% das organizações com ações efetivas e uso de serviços e tecnologias para a segurança dos dados. As empresas que possuem trilhas de auditoria de segurança representam 30% do total.

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Segundo Dyogo Junqueira, vice-presidente de Vendas e Marketing da ACSoftware, o diagnóstico permitiu chegar a uma visão sobre como as empresas estão se comportando diante da necessidade da adequação às novas regras.

“Encontrar um quarto das empresas, 25%, que não possuem quaisquer ações para tratamento dos dados chama a atenção para um situação muito preocupante. Esperávamos encontrar uma baixa resposta a partir do diagnóstico, mas este item, de fato, nos pegou de surpresa. Acreditamos que a divulgação deste número sirva de alerta para as companhias que necessitam se adequar à LGPD, que já está em vigor e exige muita atenção das empresas e de seus gestores”, comenta o executivo.

Metodologia do diagnóstico

O diagnóstico aplicado pela ACSoftware inclui a análise do nível de conhecimento e tratamento de dados, inventário de ferramentas de software e identificação dos artigos da lei aos quais as organizações empresariais conseguem se adequar a partir das tecnologias que já possui e aponta quais estariam faltando.

“O primeiro passo para a adequação é as empresas conhecerem os dados que estão em seu poder e como devem realizar o manuseio das informações pessoais de seus clientes. Os números revelados pelo nosso diagnóstico apontam que as empresas ainda têm um longo caminho a percorrer”, finaliza Junqueira.

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