Nissan restaura sistemas após ataque cibernético

Da Redação
08/12/2023

A Nissan Oceania disse que está trabalhando para restaurar seus sistemas após ser vítima de um ataque cibernético. A subsidiária da montadora japonesa divulgou um ciberataque que afetou os sistemas internos da companhia. Divisão regional da montadora multinacional, a Nissan Oceania é responsável pelas operações da empresa na Austrália e na Nova Zelândia.

A Nissan Oceania divulgou o ataque cibernético em uma notificação de incidente em seus sites regionais, mas não compartilhou informações específicas sobre o tipo ou a extensão da violação, alegando que a investigação ainda está em andamento.

“A Nissan Corporation and Financial Services australiana e neozelandesa informa que seus sistemas foram sujeitos a um incidente cibernético. A Nissan está trabalhando com sua equipe global de resposta a incidentes e partes interessadas relevantes para investigar a extensão do incidente e se alguma informação pessoal foi acessada”, disse a montadora.

A empresa observou que as autoridades relevantes na Austrália e na Nova Zelândia foram informadas do ataque, e alerta os clientes a ficarem atentos a quaisquer atividades incomuns ou fraudulentas em suas contas.

O que se saber é que a Nissan desligou os sistemas que foram afetados pelo incidente, o que sugere que um ataque de ransomware pode ter forçado a tirar os sistemas do ar. Desligar os sistemas ou desconectá-los da rede é a resposta típica a infecções por ransomware, pois ajuda a conter o ataque e pode impedir a criptografia ampla de arquivos.

Veja isso
Nissan investiga ciberataque e possível violação de dados
Toyota tem outro vazamento de dados, agora de 260 mil clientes

A Nissan também observou que, embora seus sistemas de concessionárias sejam afetados pelo incidente, as concessionárias locais continuam operando, aconselhando os clientes a entrar em contato diretamente com os revendedores locais da Nissan para receber assistência. A empresa também prometeu fornecer informações adicionais sobre o ataque assim que os detalhes estiverem disponíveis.

A Nissan é a segunda montadora japonesa a divulgar um ataque cibernético no mês passado, depois que a subsidiária da Yamaha Motors nas Filipinas foi vítima de um ataque de ransomware em outubro.

Compartilhar: