A montadora japonesa Nissan está investigando um ataque cibernético que teve como alvo seus sistemas na Austrália e na Nova Zelândia e pode ter permitido que hackers acessassem informações pessoais. Os detalhes do ataque não foram publicados, mas a empresa informou os clientes da divisão Nissan Oceania sobre uma possível violação de dados, alertando-os de que há risco de serem vítimas de golpes nos próximos dias. A Nissan Oceania é uma divisão regional da famosa montadora japonesa que cobre distribuição, marketing, vendas e serviços na Austrália e Nova Zelândia.
Um comunicado da empresa foi publicado na página principal dos sites “nissan.com.au” e “nissan.co.nz” e informa que os sistemas da Nissan Corporation and Financial Services australiana e neozelandesa “foram sujeitos a um incidente cibernético”.
A notificação diz que a empresa mobilizou sua equipe global de resposta a incidentes para determinar o impacto do ataque cibernético. “A Nissan está trabalhando com sua equipe global de resposta a incidentes para investigar a extensão do incidente e se alguma informação pessoal foi acessada”, informa a montadora.
Como o risco de os dados dos clientes serem comprometidos é significativo, a Nissan alerta sobre possíveis golpes direcionados a titulares de contas e a possibilidade de sequestro de contas. “Embora a extensão do incidente ainda esteja sob investigação, a Nissan encoraja seus clientes a estarem vigilantes em suas contas, incluindo cuidar de quaisquer atividades incomuns ou fraudulentas”, disse a montadora.
Ainda que a funcionalidade do site pareça não ter sido afetada, a Nissan confirma que está trabalhando para restaurar os sistemas afetados. A empresa pede que os clientes tenham paciência durante esse processo.
Veja isso
Toyota tem outro vazamento de dados, agora de 260 mil clientes
Yamaha Motor confirma ciberataque à filial das Filipinas
A montadora esclarece que a rede de concessionárias não foi afetada e todas as consultas de veículos e serviços poderão ser enviadas e não haverá atrasos no processamento.
As agências governamentais da Austrália e da Nova Zelândia encarregadas de melhorar a resiliência cibernética (o Centro de Segurança Cibernética) foram notificadas sobre o incidente, mas não publicaram nenhuma declaração até o momento.Veja o comunicado da empresa, em inglês, publicado na página principal dos sites da Austrália e da Nova Zelândia clicando aqui.