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Navegador quântico: 50 vezes mais preciso que GPS

Uma equipe de pesquisadores da Q-CTRL, uma fabricante de software de infraestrutura quântica sediada em Sydney, Austrália, anunciou que houve sucesso na demonstração de seu recém-desenvolvido sistema de navegação quântica chamado “Ironstone Opal”. De acordo com os pesquisadores, o sistema supera, em precisão — 50 vezes no solo e 11 vezes no ar – todas as alternativas de GPS existentes.

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A característica principal do sistema é o uso de sensores quânticos, capazes de registrar as menores flutuações do campo magnético da Terra. Isso permite que o dispositivo determine sua localização com alta precisão sem se conectar a satélites. A equipe do Q-CTRL explica que o campo magnético do planeta varia dependendo das coordenadas e, se essas mudanças forem lidas corretamente, é possível determinar exatamente onde o objeto está. O sistema usa IA como seu núcleo de computação, que converte esses dados em coordenadas X e Y, assim como o GPS.

Os pesquisadores observam que seu sistema é passivo, o que significa que não emite sinais que possam ser “ouvidos” por outros dispositivos e não pode ser bloqueado. Eles também observam que seu sistema de software pode filtrar ruídos gerados por veículos ou aviões que transportam os sensores. Eles ressaltam que o sistema é pequeno o suficiente para ser instalado em qualquer carro, caminhão ou outro veículo terrestre, bem como em drones e outras aeronaves.

(a) Esquema mostrando o layout da instrumentação na aeronave de teste de voo. Os magnetômetros quânticos Q-CTRL foram montados internamente em um local de alto ruído. Magnetômetros adicionais foram colocados externamente para obter a verdade do solo e para fins de comparação. O tubo pitot forneceu uma entrada de velocidade escalar para auxílio do INS. (b) Fotografia de um único magnetômetro quântico escalar Q-CTRL colinear, mostrado ao lado de uma moeda de um quarto de dólar americano para uma noção de escala. (c) Cessna 208B Grand Caravan usado para os testes. (d) Posicionamento do pacote do sensor Q-CTRL, fonte de alimentação, eletrônica de controle e equipamento de registro dentro da aeronave. Esta é uma configuração triplamente redundante empregada para teste e validação; um único par de magnetômetro escalar/vetorial compreende um sistema de hardware MagNav completo. A caixa tracejada mostra uma configuração mínima potencial composta por um magnetômetro escalar Q-CTRL, um magnetômetro vetorial fluxgate e a eletrônica de controle auxiliar, com um volume total de 4,2 L. O mesmo sistema de bordo, operado em configuração strapdown, é empregado em testes terrestres. Crédito: arXiv (2025)