NASA confirma invasão e roubo de dados

Paulo Brito
19/12/2018

NASA confirma invasão e roubo de dadosA NASA confirmou ontem que houve uma invasão de seus sistemas, com o roubo de dados cadastrais dos seus funcionários. A confirmação apareceu num comunicado distribuído ontem a todos os funcionários do órgão, com o título “Comprometimento potencial de informações pessoalmente identificáveis (PII) dos servidores da NASA”. Segundo o comunicado, a área de segurança cibernética começou a investigar em 23 de Outubro a possibilidade de comprometimento dos servidores onde as informações eram armazenadas. A análise inicial indicou que as informações de um dos servidores contendo números da Previdência Social e outros dados de  funcionários (atuais e antigos) podem mesmo ter sido comprometidos.

[toggle title_open=”O que é a NASA” title_closed=”O que é a NASA” hide=”yes” border=”yes” style=”default” excerpt_length=”0″ read_more_text=”Clique e leia” read_less_text=”Fechar” include_excerpt_html=”no”]NASA é a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, uma agência do governo federal dos Estados Unidos, responsável pelo programa espacial civil e pela pesquisa aeronáutica e aeroespacial. Foi fundada em 1958, sucedendo o Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica (NACA). A agência deveria ter uma orientação civil, encorajando aplicações pacíficas da ciência espacial. Desde a sua criação, liderou a maioria dos esforços de exploração espacial dos EUA, incluindo as missões de pouso da Apollo, a estação espacial Skylab e, mais tarde, o Ônibus Espacial.[/toggle]

Diz ainda o comunicado que após a descoberta do incidenteforam tomadas medidas para proteger os servidores e os dados: “A NASA e seus parceiros federais de segurança cibernética continuam examinando os servidores para determinar o escopo da possível extração de dados e identificar os indivíduos potencialmente afetados. Esse processo levará tempo. A investigação em andamento é uma das principais prioridades da agência, com a liderança sênior ativamente envolvida. A NASA não acredita que quaisquer missões da Agência tenham sido comprometidas pelos incidentes cibernéticos”.

A investigação concluiu que foram afetados funcionários do Serviço Civil da NASA admitidos, demitidos ou transferidos entre de julho de 2006 a outubro de 2018: “Uma vez identificados, a NASA fornecerá informações específicas de acompanhamento aos funcionários cujas PII foram afetadas, para incluir a oferta de serviços de proteção de identidade e recursos relacionados, conforme apropriado”.

 

Compartilhar: