Mulher chefiará cibercomando do exército dos EUA

Da Redação
05/12/2021

A general Maria Barrett, atualmente chefe do Network Enterprise Technology Command do Exército dos Estados Unidos, deverá ser indicada esta semana como chefe do comando cibernético da arma, já que o atual chefe da unidade, o tenente-general Stephen Fogarty, deve se aposentar antes do final de dezembro. A indicação deverá ser feita pelo presidente da República, Joe Biden, tornando Maria Barrett a primeira mulher a liderar o Comando Cibernético do Exército dos EUA.

A unidade onde Barrett trabalha fica em Fort Huachuca, no Arizona: é o centro de operações e de defesa da grande rede de informações do Departamento de Defesa.

Durante um evento em julho deste ano, ela ponderou que a corrida por talentos do Exército avança, e que investir em mulheres para ocupar cargos de liderança nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática é fundamental para a preparação para a missão. “A corrida pelo talento é real”, disse Barrett durante o evento organizado pela Associação do Exército dos EUA. O serviço precisa “trazer as pessoas e envolvê-las de uma forma que as incentive a participar”.

Como muitas de suas colegas do sexo feminino, Barrett disse que dedicou sua carreira não querendo que os outros se concentrassem no fato de que ela é uma mulher nas fileiras da tecnologia, mas sim em seus méritos como soldado. Em vez de sermos vistos como mulheres, “baixamos a cabeça e nos esforçamos para ser os melhores sinalizadores, os melhores líderes que podemos ser e, no final, contribuir para a equipe de forma significativa”, disse ela.

Veja isso
Deloitte quer mais mulheres em vagas de cyber
Coordenadora da Stefanini Rafael destaca mulheres em cyber

A general Barrett possui mestrado em Estratégia de Recursos Nacionais pelo Colégio Industrial das Forças Armadas (Eisenhower School) e mestrado em Gestão de Telecomunicações pela Webster University. Ela já recebeu seis condecorações e dois prêmios. É casada com Brian T. Barrett, um ex-oficial do Signal Corps e também natural de Massachusetts.

Maria Barretts formou-se na Tufts University como Bacharel em Artes em Relações Internacionais e entrou para o exército como Segundo Tenente em 1988.

Com agências de notícias internacionais

Compartilhar: