Morre Paul Allen, co-fundador da Microsoft

Paulo Brito
15/10/2018
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Paul Allen, que em 1975 fundou a Microsoft com seu amigo de infância Bill Gates, morreu hoje aos 65 anos. A empresa de Allen, a Vulcan, informou sua morte em comunicado oficial. No início deste mês, Allen disse que o câncer do qual ele foi tratado em 2009, o linfoma não-Hodgkin, havia retornado. Allen era um fã de esportes e era dono do time possuía o time de basquete Portland Trail Blazers e o de futebol americano Seattle Seahawks.

Allen e seu amigo de primeiro grau Bill Gates fundaram a Microsoft em 1975. Ele atuou como vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos até 1983, quando saiu por motivos de saúde. Allen permaneceu como um dos principais acionistas da Microsoft e membro do conselho de administração.”Estou com o coração partido pelo falecimento de um dos meus amigos mais velhos e queridos, Paul Allen”, disse Bill Gates em um comunicado hoje.

Apesar de ser menos conhecido do que Bill Gates, Allen desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do computador pessoal (PC) num momento em que o computador típico era do tamanho de uma sala e muito caro para a maioria das pessoas ou empresas. Foi ele quem criou o nome Microsoft e, de acordo com seu livro de memórias Idea Man, foi ele também que teve a ideia de criar um programa de software para o primeiro micro-computador do mundo.

“Durante os primeiros oito anos de fundação, minhas ideias foram fundamentais para a empresa. Bill testava minhas ideias. Eu procurava outras 10 idéias que nunca chegavam a lugar algum – ele era o teste de sanidade do fluxo de idéias ”, disse Allen numa entrevista em 2011. “Quando se tratava de vendas, marketing, pessoal e todo esse tipo de coisa, Bill estava muito mais entusiasmado com o lado comercial, então nos tornamos muito complementares”.

 

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest