password-64047_640.jpg

Milhares de contas de clientes do NortonLifeLock são invadidas

Gen Digital, empresa controladora do NortonLifeLock, diz que a causa provável do hack foi um ataque de “preenchimento de credenciais
Da Redação
16/01/2023

Milhares de usuários do NortonLifeLock, software gerenciador de senhas e proteção de identidade, tiveram suas contas hackeadas nas últimas semanas, o que potencialmente permite que hackers acessassem os gerenciadores de senhas. 

Em comunicado aos clientes, a Gen Digital, empresa controladora do NortonLifeLock, disse que a causa provável do hack foi um ataque de “preenchimento de credenciais”, que ocorre quando credenciais de contas previamente expostas ou violadas são usadas para invadir outras contas em diferentes sites e serviços que têm as mesmas senhas. A empresa observa que detectou um “grande volume” de logins com falha nas contas dos clientes em 12 de dezembro, o que os levou a descobrir que os invasores haviam comprometido contas desde 1º de dezembro.

A empresa enviou alertas para cerca de 6.450 clientes do Norton cujas contas foram afetadas pela violação. No aviso de violação de dados, a Gen Digital afirma que o invasor pode ter tido acesso a nomes, sobrenomes, números de telefone e endereços de correspondência dos clientes. A empresa também disse que não descarta que os invasores tenham acessado as senhas salvas de alguns clientes.

Esta não é a primeira vez que um gerenciador de senhas é alvo de hackers. Relatórios afirmam que no início deste ano, o gigante do gerenciador de senhas LastPass confirmou uma violação de dados na qual intrusos invadiram seu armazenamento em nuvem e roubaram milhões de senhas criptografadas de clientes. Além disso, em 2021, a empresa por trás do Passwordstate foi hackeada e forçada a lançar uma atualização de software que permitia aos cibercriminosos roubar as senhas de milhares de clientes.

Veja isso
NortonLifeLock e Avast concluem processo de fusão
NortonLifeLock é condenada nos EUA por violação de patentes

Embora os incidentes mencionados envolvendo gerenciadores de senhas tenham aumentado, eles ainda são altamente recomendados por profissionais de segurança, pois geram senhas fortes e exclusivas, aumentando o nível de segurança da conta.

No entanto, os especialistas recomendam que os usuários tomem as devidas precauções para mitigar as consequências de um hack quando um gerenciador de senhas é violado. Isso inclui o uso de senhas diferentes para contas diferentes, certificando-se de que a autenticação de dois fatores (2FA) esteja em uso sempre que possível e alterando regularmente suas senhas.

Compartilhar:

Últimas Notícias