Mikko Hypponen fala ao Cibersecurity

Paulo Brito
18/09/2018

Mikko Hypponen é uma das pessoas mais influentes da tecnologia da internet. Ele trabalha para a empresa finlandesa de segurança F-Secure, onde é chief research officer – ou líder de pesquisas. Entrou na empresa em 1991, três anos depois da fundação. Começou a programar aos 12 anos, com 16 já vendia seus primeiros programas e sua grande especialidade é engenharia de reversão. Hypponen é conhecido por declarações muito esclarecedoras, como a que se tornou conhecida como “Lei de Hypponen: Sempre que um equipamento for descrito como sendo being inteligente, ele é vulnerável.”

Conversei com Hypponen hoje (18/09/2018) em São Paulo, onde esteve para participar do Mind The Sec 2018 como keynote speaker. O tema escolhido para sua palestra foi “THE NEXT REVOLUTION”, ou “a próxima revolução”. Mikko não quis adiantar detalhes do tema para não quebrar as expectativas do público, já que a apresentação será às 9 da manhã do dia 19. Mas a revolução à qual ele se refere é a Internet das Coisas, que está expandindo de modo exponencial a superfície de ataque. Sobre as ameaças correntes na internet, ele disse que as maiores estão sendo aquelas que trazem criptografia, como os ransomwares. Não é a primeira vez que vem ao Brasil. Mikko disse que já veio em 2014 para uma palestra no evento SecureBrasil.

O resumo de sua palestra desta vez é o seguinte: “Vivemos nossas vidas em meio a uma revolução: a revolução da internet. Durante nosso tempo de vida, todos os computadores começaram a se comunicar uns com os outros por meio da internet. A tecnologia ao nosso redor está mudando mais rápido do que nunca. Já nos tornamos dependentes de nossos dispositivos digitais, e este é só o começo. Ao mesmo tempo em que dispositivos conectados abrem novas oportunidades para a imaginação, eles também abrem novas oportunidades para cibercriminosos. Onde estamos hoje? Para onde iremos? E como nós iremos proteger dez bilhões de novos dispositivos que estarão online na próxima década?”

 

Compartilhar: