microsoft-4417277_1920-1.jpg

Microsoft lança atualizações para corrigir falha no XPS

Atualização aborda um problema conhecido que pode fazer com que documentos XPS que utilizam elementos estruturais ou semânticos
Da Redação
02/02/2023

A Microsoft lançou atualizações out-of-band (fora de época) para algumas versões do .NET Framework e do .NET para solucionar problemas de exibição no XPS acionados pelas atualizações de segurança cumulativas de dezembro de 2022. Os usuários experimentaram exceções de referência nula e imagens ou glifos exibidos incorretamente ao visualizar documentos XPS renderizados usando aplicativos baseados no Windows Presentation Foundation (WPF) afetados.

“Esta atualização aborda um problema conhecido que pode fazer com que documentos XPS que utilizam elementos estruturais ou semânticos, como estrutura de tabelas, storyboards ou hiperlinks, não sejam exibidos corretamente em leitores baseados em WPF”, acrescentou a Microsoft.

As atualizações de emergência não são fornecidas pelo Windows Update e não serão instaladas automaticamente nos dispositivos afetados. O usuário pode baixar os pacotes de atualização autônomos do .NET Framework no catálogo do Microsoft Update — uma lista de todas as atualizações disponíveis e links para download estão disponíveis neste documento de suporte.

Os administradores do Windows também podem importar manualmente essas atualizações para o Windows Server Update Services (WSUS) e o Microsoft Endpoint Configuration Manager. O usuário deve reiniciar o computador depois de aplicar a atualização se algum arquivo afetado estiver sendo usado. “Recomendamos que ele saia de todos os aplicativos baseados no .NET Framework antes de aplicar esta atualização”, disse a empresa.

Para versões do .NET Framework que não são abordadas, a Microsoft diz estar investigando ativamente uma atualização adicional que restaura a compatibilidade e também resolve o problema de segurança subjacente.

Veja isso
Microsoft quer impedir malware por meio de add-ins XLL do Excel
Microsoft pede que Exchange Server on-premises seja atualizado

A empresa também fornece correções temporárias para usuários ou administradores que não podem instalar imediatamente as atualizações de emergência para resolver esse problema. Uma das soluções alternativas exige que executem um script do PowerShell para resolver o problema de compatibilidade com as atualizações de segurança do mês passado para .NET Framework e .NET. Para isso, ela recomenda os seguintes passos:

  1. Baixe o script do PowerShell
  2. Abra um prompt do PowerShell como administrador
  3. Dentro do prompt, navegue até o diretório onde o script foi baixado
  4. Execute o comando no prompt: .\kb5022083-compat.ps1 -Install (pode ser usado -Uninstall para remover a solução alternativa)

A Microsoft também compartilhou uma solução alternativa que pode ser usada se o script do PowerShell falhar, o que requer desabilitar o comportamento de segurança aprimorada para documentos XPS. No entanto, “não desligue a funcionalidade se você aceitar documentos XPS da Internet, e-mails de entidades externas ou outras fontes não confiáveis”, alertou. “Isso desativa a funcionalidade aprimorada em toda a máquina e só deve ser usado quando você pode confiar totalmente em todas as entradas XPS em seus sistemas.”

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)