Michel Teló é a celebridade mais perigosa da web

Paulo Brito
01/10/2014

Michel Teló é a celebridade mais perigosa da webA McAfee descobriu quem são as dez celebridades brasileiras mais “perigosas” da web em 2014. A pesquisa, realizada anualmente, faz o levantamento dos nomes de famosos, entre atores, músicos, comediantes, atletas e personalidades em geral que mais são utilizados pelos cibercrimnosos como iscas para disseminar ameaças na web.  Neste ano, o cantor Michel Teló, famoso internacionalmente, conquistou a primeira posição. Segundo a pesquisa, ao buscar por materiais sobre a celebridade na web, o internauta corre risco de quase 16% de probabilidade de acessar um site contaminado com ameaças como spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros malwares.

O ranking de 2014 mostra que os cantores são as celebridades que mais chamaram a atenção para páginas contaminadas, já que a metade dos dez primeiros colocados atua na área musical. Luan Santana (15,19%), Anitta (14,63%), Ivete Sangalo (12,50%) e Gaby Amarantos (11,11%) também estão entre os nomes mais usados como iscas pelos cibercriminosos.

Frequentemente os criminosos virtuais se aproveitam do interesse dos consumidores por materiais relacionados a seus ídolos, sejam notícias, musicas, vídeos, papel de parede ou fotos, para atraí-los a sites repletos de malwares – códigos maliciosos capazes de infectar o computador do usuário e de roubar senhas e informações pessoais.  Os pesquisadores da McAfee usaram as classificações de site da ferramenta McAfee® SiteAdvisor® para calcular um percentual geral de risco das buscas por conteúdo das celebridades brasileiras.

Veja abaixo o ranking com as dez celebridades brasileiras listadas na pesquisa deste ano com os maiores percentuais de risco:

Posição Celebridade Porcentagem
Michel Teló 15,65%
Luan Santana 15,19%
Viviane Araújo 15,09%
Anitta 14,63%
Ivete Sangalo 12,50%
Ísis Valverde 11,57%
Sabrina Sato 11,48%
Gaby Amarantos 11,11%
Dunga 10,37%
10º Luciano Huck 9,72%

 

 

Compartilhar:

Últimas Notícias