Mexicano Banregio é atingido por suposta violação de dados

Da Redação
13/03/2024

Rumores na dark web indicam que o Banregio, um dos principais bancos regionais do México, pode ter sido alvo de uma violação de dados. O incidente teria ocorrido por meio do acesso ao painel de controle da instituição financeira, o que possibilitou a exfiltração de vários anexos, incluindo dados em formato HTML e capturas de tela, de acordo com afirmações de um operador de ameaça.

Até o momento, o Banregio não fez nenhuma declaração ou emitiu comunicado, portanto, as alegações de violação pelo operador da ameaça permanecem não verificadas. Além disso, o site do banco está operacional, não apresentando sinais de ataque cibernético. Especula-se que o hacker pode ter como alvo a infraestrutura de back-end, em vez de atacar direto no front-end do site.

A suposta violação foi anunciada pelo operador da ameaça por meio de postagem que dizia: “Ontem às 22h19, o acesso do Banregio ao painel de controle foi obtido com a descoberta de mau funcionamento e erros, isso seguiu a exportação de todos os anexos dos projetos, ou seja, dados no formato HTML com capturas de tela”.

Essa suposta violação de dados ocorre num momento em que o Banregio passa por mudanças significativas. Recentemente, Enrique Navarro, diretor de finanças e planejamento da regional, revelou planos para que o Hey Banco Institución de Banca Múltiple, um banco digital, se torne operacionalmente independente do Banregio até 2025.

O Hey Banco está atualmente em processo de obtenção das autorizações operacionais necessárias dos órgãos reguladores como a Comissão Nacional Bancaria de Valores e o Banco de México. Isto inclui permissões para serviços como SPEI (sigla em espanhol para Sistema Interbancário de Pagamento Eletrônico, sistema de pagamento que permite aos usuários fazer transferências eletrônicas de fundos entre contas bancárias) e a incorporação de correspondentes bancários como Oxxo ou Farmacias del Ahorro. Apesar dos desafios envolvidos na migração da base de clientes do Hey para a nova instituição, Navarro pretende concluir o processo até o fim deste ano ou início de 2025.

O Banregio foi fundado em 1994 e tem mais de 3 mil funcionários espalhados por 133 agências em todo o México. Além de banco de varejo, é especializado em serviços para pequenas e médias empresas. O Banregio está listado na Bolsa de Valores Mexicana desde 2011.

Veja isso
RAT mira bancos e corretoras de criptomoedas mexicanos
Bank of America comunica vazamento de dados de PJs

O setor financeiro do México cresceu rapidamente nos últimos anos tem atraído, a atenção de criminosos cibernéticos. Como uma das instituições financeiras líder, fundamental para as empresas regionais no México, o Banregio vinha sofrendo um aumento nos ataques cibernéticos.

O banco utiliza diversas soluções de segurança, mas a peça central de sua infraestrutura de defesa é baseada no Check Point SandBlast Network, ferramenta que tem a incumbência de proteger a rede de data centers do Banregio, nos quais são mantidos todos os dados dos clientes e processadas todas as transações financeiras.

Este espaço está aberto para manifestação do Bangerio. Assim que o fizer, atualizaremos esta notícia.

Compartilhar: