Metade dos brasileiros acha que LGPD protegerá as informações privadas

Unisys Security Index (USI) aponta que 55% dos brasileiros acreditam que Lei Geral de Proteção de Dados trará avanços na segurança de informações mantidas por empresas
Da Redação
03/09/2020

A pesquisa Unisys Security Index (USI) de 2020, um estudo anual sobre as preocupações do consumidor com segurança, feito globalmente desde 2007, indicam que metade dos brasileiros espera melhor sigilo de informações privadas com a vigência da Lei Geral de Proteção de Proteção de Dados (LGPD). O levantamento registra que 55% dos brasileiros estão extremamente ou muito confiantes de que a lei trará os avanços necessários para proteger seus dados mantidos por organizações públicas e privadas.

O regulamento sobre proteção de dados no Brasil obriga empresas e instituições a cumprir normas de segurança para evitar roubo, vazamento e venda não autorizada de informações pessoais. Com a LGPD em vigor, o Brasil se juntará a mais de 120 países ao redor do mundo que possuem uma lei de proteção de dados parecida com o modelo europeu (GDPR).

Apenas 29% dos entrevistados disseram estar extremamente ou muito confiantes de que organizações públicas e privadas que possuem dados de usuários na nuvem tomem as medidas necessárias de proteção contra ameaças cibernéticas.

O USI 2020 aponta, ainda, que metade dos brasileiros (49%) está confiante de que uma identidade cidadã unificada, que use autenticação de diferentes tipos de biometria – como impressão digital, reconhecimento facial e de íris – protegerá melhor seus dados.

O Unisys Security Index é o mais antigo monitoramento global de segurança digital, trazendo uma análise estatisticamente robusta sobre a percepção de segurança dos consumidores. Estabelecido numa escala que vai de zero a 300 (sendo o zero mais seguro e 300, menos), o índice é calculado a partir de uma metodologia que afere atitudes de pessoas ao longo de um certro período de tempo em relação a oito temas de segurança, divididos em quatro categorias: segurança nacional, também relacionado a desastres ou epidemias; segurança financeira, que aborda temas como fraude bancária e obrigações fiscais; segurança da internet, que inclui vírus/ ataques de hackers e transações online; e, por fim, segurança pessoal, com tópicos como roubo de identidade e informações pessoais.

O Unisys Security Index de 2020 foi baseado em pesquisas nacionais de amostras representativas de um total de 15.699 residentes adultos de 18 a 64 anos de idade em 15 países. Foram aplicadas entrevistas online junto a grupos amostrais representativos com o mínimo de 1.000 indivíduos dos seguintes países: Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, França, Alemanha, Índia, México, Holanda, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos.

Durante a pesquisa, realizada entre 16 de março e 5 de abril de 2020, a pandemia de COVID-19 era predominante em todos os países analisados. A amostra do estudo é ponderada com relação a características demográficas nacionais de adultos, como gênero, idade e região. Os índices de segurança globais são médias não ponderadas dos índices de segurança dos 15 países. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos nos resultados por país, e de 0,8% nos resultados globais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)