CISO Advisor: 242.318 page views/mês - 93.273 usuários/mês - 5.338 assinantes

Mastercard investe em segurança para setor de saúde

Paulo Brito
29/10/2019

Empresa vai oferecer soluções para segurança de transações, assim como já faz para o varejo e para o setor financeiro

A Mastercard decidiu expandir a sua experiência em cibersegurança para o setor de saúde, começando pelos Estados Unidos. A empresa está lançando nesse mercado uma coleção de produtos de software destinados a combater os problemas de segurança nos negócios de serviços de saúde. A coleção se chama Mastercard Healthcare Solutions e foi anunciada na conferência HLTH em Las Vegas, no domingo. A conferência, com 6 mil convidados e cerca de 300 palestras, é a maior do setor no país. A solução lançada pela Mastercard terá como foco pagadores e fornecedores, assim como plataformas de tecnologia usadas por pagadores e fornecedores, e incluirá uma série de recursos para segurança de dados. Isso incluirá biometria e análise comportamental aprimoradas para proteger as informações de saúde contra a ameaça crescente de violações de dados, informoui a empresa.

O setor é um dos mais problemáticos do mercado. Só no primeiro semestre deste ano, quase 32 milhões de registros de pacientes foram violados. Isso é mais do que o dobro dos 14,2 milhões de registros de pacientes afetados por incidentes cibernéticos em todo o ano de 2018, segundo um relatório produzido pelas empresas Protenus e DataBreaches.net. Isso representa uma ameaça financeira para as organizações de assistência médica, segundo a Moody’s Investors Services.

Marie Aloisi, vice-presidente da Mastercard para pagamentos B2B em healthcare, disse que serão oferecidos também produtos voltados ao uso de IA e aprendizado de máquina para ajudar os pagadores a conter fraudes, desperdícios e abusos. As soluções também farão análises preditivas para permitir que os provedores de serviços usem estratégias de cobrança mais eficazes e melhorem o gerenciamento do ciclo de receita. “É uma extensão de produtos similares já oferecidos a outras indústrias, incluindo grandes cadeias de fast-food e grandes instituições financeiras”, disse Marie.

Para ela, o setor de saúde está 15 anos atrás de todos os outros. “Mas as soluções vão acelerar a migração das organizações de assistência médica para um ambiente totalmente digitalizado e autenticado”, disse ela. Esses produtos, segundo a executiva, vão complementar os sistemas existentes e não substituí-los.

Compartilhar: