[ Tráfego 4/Out a 2/Nov: 341.857 page views - 134.359 usuários ] - [ Newsletter 5.481 assinantes Open rate 28%]

Máquina quântica quebrou chave de 22 bits

Da Redação
14/10/2024

Pesquisadores chineses, liderados pelo pesquisador Wang Chao, da Universidade de Xangai, publicaram um artigo científico intitulado “Algoritmo de ataque criptográfico de chave pública de recozimento quântico baseado na vantagem da D-Wave”, descrevendo como as máquinas da D-Wave foram usadas para quebrar uma chave RSA de 22 bits e atacar sistemas de criptografia simétrica. Esse potencial avanço marca o primeiro ataque quântico bem-sucedido em algoritmos de criptografia avançada. Os pesquisadores utilizaram um computador quântico especializado, produzido pela D-Wave Systems do Canadá, para quebrar chaves geradas por algoritmos criptográficos como Present, Gift-64 e Rectangle.

Leia também
Hackers dizem derrubar criptografia do Chrome no Windows
Spoofing de GPS derruba localização, hora, criptografia

O estudo, publicado no Chinese Journal of Computers, demonstra o potencial dos computadores quânticos para comprometer a criptografia moderna, destacando a necessidade de atenção urgente de especialistas em segurança e formuladores de políticas. Os pesquisadores argumentam que a abordagem que desenvolveram pode ser aplicada a outros sistemas criptográficos de chave pública e simétricos. O método descrito no relatório ainda não foi esclarecido, e os autores não estão dando entrevistas pelo menos à mídia ocidental.

O estudo destaca como o recozimento quântico pode transformar ataques criptográficos em problemas de otimização combinatória, tornando-os mais fáceis de resolver.

“Esta é a primeira vez que um computador quântico real representa uma ameaça substancial a vários algoritmos estruturados de SPN em grande escala em uso hoje”, observaram os pesquisadores, referindo-se aos métodos de criptografia amplamente utilizados com base na estrutura da Rede de Substituição-Permutação (SPN).

Os pesquisadores não pararam apenas no RSA. Eles também atacaram algoritmos cruciais para o Advanced Encryption Standard (AES), incluindo Present, Rectangle e a cifra de bloco Gift-64. “Nossas descobertas mostram que a tecnologia quântica da D-Wave pode atingir com eficiência sistemas de criptografia que protegem informações confidenciais globalmente”, declararam em seu artigo.

Compartilhar: