Pesquisadores chineses, liderados pelo pesquisador Wang Chao, da Universidade de Xangai, publicaram um artigo científico intitulado “Algoritmo de ataque criptográfico de chave pública de recozimento quântico baseado na vantagem da D-Wave”, descrevendo como as máquinas da D-Wave foram usadas para quebrar uma chave RSA de 22 bits e atacar sistemas de criptografia simétrica. Esse potencial avanço marca o primeiro ataque quântico bem-sucedido em algoritmos de criptografia avançada. Os pesquisadores utilizaram um computador quântico especializado, produzido pela D-Wave Systems do Canadá, para quebrar chaves geradas por algoritmos criptográficos como Present, Gift-64 e Rectangle.
Leia também
Hackers dizem derrubar criptografia do Chrome no Windows
Spoofing de GPS derruba localização, hora, criptografia
O estudo, publicado no Chinese Journal of Computers, demonstra o potencial dos computadores quânticos para comprometer a criptografia moderna, destacando a necessidade de atenção urgente de especialistas em segurança e formuladores de políticas. Os pesquisadores argumentam que a abordagem que desenvolveram pode ser aplicada a outros sistemas criptográficos de chave pública e simétricos. O método descrito no relatório ainda não foi esclarecido, e os autores não estão dando entrevistas pelo menos à mídia ocidental.
O estudo destaca como o recozimento quântico pode transformar ataques criptográficos em problemas de otimização combinatória, tornando-os mais fáceis de resolver.
“Esta é a primeira vez que um computador quântico real representa uma ameaça substancial a vários algoritmos estruturados de SPN em grande escala em uso hoje”, observaram os pesquisadores, referindo-se aos métodos de criptografia amplamente utilizados com base na estrutura da Rede de Substituição-Permutação (SPN).
Os pesquisadores não pararam apenas no RSA. Eles também atacaram algoritmos cruciais para o Advanced Encryption Standard (AES), incluindo Present, Rectangle e a cifra de bloco Gift-64. “Nossas descobertas mostram que a tecnologia quântica da D-Wave pode atingir com eficiência sistemas de criptografia que protegem informações confidenciais globalmente”, declararam em seu artigo.