Joker2-e1571186876267.jpg

Malware ‘The Joker’ chega a lojas de apps

Erivelto Tadeu
16/10/2019
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Apps aparentemente legítimos instalam em segundo plano programas maliciosos, incluindo o novo malware criado no rastro do sucesso do filme estrelado por Joaquin Phoenix

Joker2-e1571186876267.jpg

Relatório da Doctor Web, desenvolvedora russa de software antivírus, revela que, apesar de implementar os mais recentes recursos de segurança, a Google Play Store ainda abriga muitos malwares, adwares e spywares perigosos. Esses aplicativos maliciosos têm como alvo dados pessoais e bancários de usuários do Android.

Entre os aplicativos estão o Yobit Trading e Encontre Mais (ambos são trojans bancários), Motocycle Road 2D, Insight Photo Editor, Cell Camera, Pledge Clean, Mentor Security, Compose Camera, Display Wallpaper, Green Camera, entre outros. Como os nomes indicam, os aplicativos maliciosos variavam entre utilitários, câmeras, jogos e aplicativos antivírus.

Embora esses aplicativos aparentemente pareçam legítimos, eles instalam em segundo plano programas maliciosos, incluindo o malware “The Joker” (criado no rastro do sucesso do filme estrelado por Joaquin Phoenix), e em alguns casos o spyware, para rastrear atividades dos usuários e roubar seus dados.

Alguns desses aplicativos exibem pop-ups invasivos e bombardeiam os smartphones dos usuários com anúncios indesejados, diminuindo a velocidade dos dispositivos — e, claro, acabam gerando renda para os criminosos. De acordo com post no blog da Dr. Web, esses aplicativos inscrevem os usuários em serviços caros, carregando sites com conteúdo premium, por meio de cliques nos links apropriados, sem o conhecimento do usuário.

Quando o artigo foi publicado na Dr. Web, o Google removeu todos os aplicativos maliciosos da Play Store. No entanto, os usuários devem garantir que não tenham mais aplicativos em seus telefones. É recomendável que façam uma restauração completa do sistema, bem como uma limpeza de arquivos para garantir a integridade do dispositivo.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest