[ Tráfego 15/Out a 13/Nov: 360.697 page views, 136.428 usuários ] - [ Newsletter, 5.540 assinantes Open rate 27%]

wireless-1861612_1280.jpg

Malware Cyclops Blink infecta roteadores da Asus

Da Redação
20/03/2022

O malware Cyclops Blink infectou roteadores fabricante taiwanesa Asus no que a Trend Micro diz parecer uma tentativa de transformar esses dispositivos comprometidos em servidores de comando e controle (C&C) para ataques futuros. Além de roteadores, a Asus fabrica placas-mãe, placas de vídeo, discos óticos e computadores portáteis, além de componentes para empresas como a Sony (PlayStation 2), Apple (iPod, iPad e MacBook), Alienware, Falcon Northwest, HP e Compaq.

Em comunicado, a Asus disse que está trabalhando em uma correção para o Cyclops Blink e publicará atualizações de software, se necessário. A fabricante recomenda que os usuários redefinam seus gateways para as configurações de fábrica para eliminar quaisquer configurações adicionadas por um invasor, alterar a senha de login, certificar-se de que o acesso de gerenciamento remoto da WAN esteja desativado e garantir que o firmware mais recente esteja instalado para ser seguro.

O Cyclops Blink tem ligações com o Sandworm, apoiado pelo Kremlin, gangue por trás do malware VPNFilter que em 2018 teve como alvo roteadores e dispositivos de armazenamento. O grupo hacker também realizou vários ataques de alto nível, incluindo os ciberataques de 2015 e 2016 à rede de energia elétrica da Ucrânia, NotPetya em 2017 e o vazamento de e-mail da campanha presidencial francesa no mesmo ano.

O alerta da Trend Micro sobre o sequestro de roteadores surge na sequência de um comunicado conjunto no mês passado do FBI, CISA, Departamento de Justiça dos EUA e do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido sobre o Cyclops Blink, que as agências disseram que parecia ser o substituto do Sandworm para o VPNFilter. Na época, a botnet estava de olho nos dispositivos de firewall da WatchGuard.

Veja isso
CISA diz que falhas em roteador Cisco vêm sendo exploradas
França acusa chineses de tentativa de hack por roteadores

“Nossos dados também mostram que, embora o Cyclops Blink seja uma botnet patrocinada pelo governo [russo], seus servidores e bots de C&C afetam dispositivos WatchGuard Firebox e Asus que não pertencem a organizações críticas ou aqueles que têm um valor evidente em espionagem econômica, política ou militar”, disse a Trend Micro. “Portanto, acreditamos que é possível que o principal objetivo do botnet Cyclops Blink seja construir uma infraestrutura para novos ataques a alvos de alto valor.”

E embora o Cyclops Blink tenha infectado roteadores desses dois fornecedores de hardware, “temos evidências de que os roteadores de pelo menos um fornecedor que não seja Asus e WatchGuard também estão se conectando aos servidores C&C do Cyclops Blink, mas até agora não conseguimos coletar amostras de malware para esta marca de roteador”, disse empresa de segurança.

Segundo a Trend Micro, não está claro como o malware entra em um dispositivo, embora provavelmente envolva a exploração de uma senha de administrador padrão para obter acesso por meio de um serviço de gerenciamento remoto habilitado.

Compartilhar: