[ 273,274 page views, 120,004 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.086 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Malware bancário no Google Play

Malware bancário no Google Play
Aplicativo falso da Caixa, com borda laranja
Malware bancário no Google Play
Aplicativo falso do BB, com borda azul

Demorou, mas aconteceu. Cibercriminosos brasileiros miram seus ataques aos usuários de internet banking móvel, e como esperado, o Android foi a plataforma escolhida.  Depois de páginas de phishing em formato móvel, chegou a vez de aplicativos maliciosos publicados na loja do Google: o fato foi denunciado por um usuário a especialistas da Kaspeprsky, que encontraram dois aplicativos na Play Store, ambos com funções de roubar credenciais de usuários da Caixa e do Banco do Brasil.

Os aplicativos podiam ser encontrados junto aos legítimos, com as palavras-chaves “Caixa Economica” e “Banco do Brasil”. Ambos os apps foram publicados em nome de “Governo Federal”. Durante o final da semana, por alguma razão eles foram removidos segundo informou a assessoria de imprensa da Kaspersky.

O aplicativo da Caixa é que possui maior número de instalações, 80 no total, e está hospedado na loja desde o dia 31 de Outubro. Já o aplicativo do Banco do Brasil foi publicado no dia 10 de Novembro e possui apenas uma instalação.

Depois de instalado, o aplicativo ativa funções de acesso TELNET ao dispositivo, além de realizar o comando de se conectar a um site legítimo de uma empresa, mas que foi alterado para hospedar as páginas de phishing dos bancos citados.

A página de phishing em questão seria aberta pelos aplicativos maliciosos como um iframe, porém algum bom samaritano as removeu do ar, deixando um aviso bastante interessante, que é exibido dentro dos apps. Tal fato obviamente tornou o golpe não funcional, mas o fato de ainda estarem na loja oficial do Google demonstra a facilidade com que cibercriminosos possuem para publicar conteúdos maliciosos por lá. Reportamos o incidente ao Google para que as remova do ar.

Ambas as aplicações são detectada pelos produtos Kaspersky, incluindo o gratuito  Kaspersky Internet Security.