Mais de 2,8 milhões de propagandas maliciosas bloqueadas em novembro

Paulo Brito
29/12/2015
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Mapeamento aponta que 63% dos malwares bloqueados pelo aplicativo PSafe Total em novembro em dispositivos Android eram Adwares

As tentativas de infecções por meio de propagandas maliciosas foram a principal modalidade de ciberataque registrada em smartphones com sistema operacional Android em novembro, mês que tem se tornado referência para o comércio eletrônico nacional em razão da Black Friday. No período, o aplicativo PSafe Total bloqueou mais de 2,8 milhões de propagandas maliciosas, o que representa 63% do total de 4,458 milhões de ciberameaças neutralizadas em todo o Brasil.

O alto número de tentativas de ataque por meio de Adwares surpreende, em especial, se comparado ao índice registrado pelo Mapa de Ameaças Digitais da PSafe de outubro. Na comparação entre os últimos dois meses, houve um crescimento de 23,2% nos números deste tipo de ameaça.

“Um dos riscos oferecidos pelo Adware é que ele geralmente encaminha o usuário para sites falsos (phishing) de compra ou bancos com o objetivo de roubar dados”, explica o CEO da PSafe, Marco DeMello. Segundo o executivo, este tipo de ameaça é especialmente perigosa em um período de alta atividade para o e-commerce. “Hackers tendem a aproveitar eventos como a Black Friday, no qual há um aumento significativo de compras online, para intensificar as tentativas de golpe”, diz.

Em segundo lugar no Mapa, aparece o trojan (31%), que é uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais sérias à segurança do usuário de dispositivos conectados.

Tipo de malware %
Adware 63%
Trojan 31%
Riskware 3,2%
Plugin 0,5%
PUA 0,08%

Top malwares

Em novembro, os malwares com maior circulação no País foram o Trojan.Downloader.Android.PermAd.B, neutralizado em mais de 78 mil dispositivos, seguido do Riskware.AndroidT.AutoSMS.D (41 mil) e Trojan.Expense.Android.PermAD.H – alvo de 37 mil smartphones.

Top 5 – Ameaças no Brasil
Trojan.Downloader.Android.PermAd.B 78 mil
Riskware.AndroidT.AutoSMS.D 41 mil
Trojan.Expense.Android.PermAD.H 37 mil
Other..Android.InfoStealer.D 34 mil
Adware.Android.Dowgin.S 33 mil

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo PSafe Total, aplicativo que possui mais de 60 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest