Os servidores e redes do Grupo Jaime Câmara, controlador da maior rede de mídia de Goiás, foram atingidos por um ataque de ransomware no último domingo, causando problemas em grande parte das suas operações. Foram atingios a TV Anhanguera – afiliada da Globo – e os sites dos jornais O Popular, Daqui e também da rádio CBN Goiânia, além das rádios Executiva e Moov. Neste momento os site desses veículos estão fora do ar.
Veja isso
Fornecedores ameaçam segurança do setor de mídia
Grupo Lapsus$ ataca TVs, jornal e portais de Portugal
Os problemas foram notados por usuários ao verem mensagens de erro no acesso aos sites dos veículos. Po causa dos problemas as rádios Executiva e Moov FM, de Goiânia, tiveram suas transmissões suspensas, enquanto na TV o ataque impediu que as edições do jornal regional fossem transmitidas para o interior. “No noticioso exibido na hora do almoço para todo o Estado, a apresentadora Lilian Lynch trocou o notebook por uma pilha de folhas de papel com o roteiro do jornal”, informou o portal TVPop.
Algumas publicações informaram que os atacantes exigiram o equivalente a R$ 1 milhão para fornecer a chave para decodificação dos arquivos.
Na tarde de ontem, o grupo publicou este comunicado ao público: “O Grupo Jaime Câmara foi vítima, neste domingo, de um ataque hacker criminoso que bloqueou o acesso aos sistemas da empresa.
Em consequência desse ataque, nossos clientes e usuários poderão perceber alterações na qualidade de nosso conteúdo ou mesmo a indisponibilidade total, como no caso de algumas rádios ou dos sites de jornais. Reforçamos que todos os dados de clientes e usuários são protegidos por criptografia e portanto não há risco de vazamento. O dano do ataque é limitado à restrição do acesso aos nossos sistemas.
Nossas equipes estão trabalhando intensamente e sem medir esforços para garantir a continuidade e o restabelecimento integral de todos os serviços e produtos.
Contamos com a compreensão de todos. Vamos juntos!“