[ 161,299 page views, 63,350 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.113 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Maior operadora da África confirma invasão

O MTN Group confirmou uma violação de segurança cibernética que resultou em acesso não autorizado aos dados pessoais de seus clientes em países onde opera. O MTN Group Limited é uma multinacional sul-africana de telecomunicações, sendo a maior operadora de rede móvel da África, com 200 milhões de assinantes. Fundada em 1994, opera em 20 países.

Leia também
Ataque derruba serviço meteorológico da África do Sul
Incidente atinge Banco Regional do Extremo Sul

Embora a empresa ainda não tenha divulgado os países afetados, ela garantiu aos clientes que seus principais sistemas e plataformas financeiras permanecem inalterados. Em um comunicado emitido em 24 de abril de 2025, a MTN disse que a violação estava ligada a uma intrusão de um terceiro desconhecido, que afirma ter acessado partes dos sistemas da empresa.

No entanto, a MTN foi rápida em esclarecer que não há evidências atuais de que contas de clientes ou carteiras de dinheiro móvel (MoMo) tenham sido diretamente comprometidas. “Um terceiro desconhecido alegou ter acessado dados vinculados a partes de nossos sistemas”, observou o comunicado.

A Polícia Sul-Africana e a Diretoria de Investigação Criminal Prioritária do país foram informadas do incidente, enquanto outras agências de segurança nos países que atendem foram notificadas do ataque. O comunicado não informa quantos clientes foram afetados, mas o MTN Group informou que está notificando as pessoas.  

O MTN Group opera em mais de 20 países e possui mais de 200 milhões de assinantes, sendo uma das maiores operadoras de telefonia móvel do mundo. A empresa registrou cerca de US$ 9 bilhões em receita no ano passado, em grande parte devido à sua ampla presença na África do Sul, Gana e Nigéria. “Nossa rede principal, sistemas de faturamento e infraestrutura de serviços financeiros permanecem seguros e totalmente operacionais”, afirmou a empresa. “Neste momento, não temos nenhuma informação que sugira que as contas e carteiras dos clientes tenham sido diretamente comprometidas.”