O marketplace Joker’s Stash, o maior mercado de cartões de pagamento da dark web, anunciou na última sexta-feira dia, dia 15 de janeiro, que irá encerrar suas operações em 15 de fevereiro de 2021. Só em 2020, o site colocou à venda mais de 35 milhões de registros de cartões presentes (CPs) e mais de 8 milhões de registros de CNP (cartões ausentes).
Em uma mensagem em um fórum de cibercrime em russo, o operador do site – que atende pelo nome de “JokerStash” – disse “é hora de partirmos para sempre” e que “nunca mais abriremos novamente”, de acordo com relatórios das empresas Gemini Advisory e Intel471.
Veja isso
Gangue roubou 2 milhões de cartões em rede de varejo
Volume de cartões roubados vendidos na dark web cai 45%
O fechamento do Joker’s Stash ocorre num final de ano muito turbulento, afirma a Intel 471 em seu blog, documentando o fim do site: “Em outubro, o ator que supostamente dirige o site anunciou que contraiu covid-19, passando uma semana no hospital. A condição afetou os fóruns do site, a reposição de estoque e outras operações”, disse a empresa.
“A Intel 471 também observou os clientes do site reclamando que a qualidade dos dados do cartão de pagamento da loja estava cada vez mais baixa”. Além disso, em dezembro de 2020 o FBI e a Interpol também apreenderam quatro domínios operados pelo mercado na dark web.
O Joker’s Stash, desde suas origens em 2014, emergiu como um dos maiores players da economia clandestina de cartões de pagamento ao longo dos anos, com mais de US $ 1 bilhão gerado em transações, segundo cálculos da Intel 471. A Gemini Advisory apontou o recente aumento do Bitcoin como outro motivo que pode ter levado ao fim do site. O Bitcoin atingiu um recorde de US$ 40.000 na semana passada, elevando o valor total do mercado de criptomoedas acima de US$ 1 trilhão pela primeira vez.