O Aeroporto Intercontinental de Querétaro, que fica a cerca de três horas da Cidade do México, confirmou ter sofrido um ataque hacker por meio de um post na X (ex-Twitter) e no qual informa que contratou especialistas para ajudar a resolver o problema.
“Informamos que tivemos um incidente de ataque cibernético e estamos trabalhando com especialistas para resolver essa situação. Os sistemas AIQ estão operando normalmente. A segurança de nossos passageiros e operações continua sendo nossa principal prioridade”, disse o aeroporto, de acordo com uma tradução do aviso, postado na terça-feira.
O Aeroporto Intercontinental de Querétaro é um dos mais movimentados do México, tendo atendido mais de 1,1 milhão de passageiros apenas no ano passado e se tornando um hub para voos de carga dentro do México e para os EUA e Europa.
A administração do aeroporto afirmou no comunicado que a segurança operacional do aeroporto não foi comprometida, e a equipe de resposta a incidentes conteve e isolou o ataque, alegando que qualquer informação roubada era “de domínio público”. O aeroporto diz na nota que também que notificou “as autoridades competentes”.
Veja isso
Ataque cibernético tira site do Aeroporto de Guarulhos do ar
Funcionários do Aeroporto de Dublin têm dados roubados
As autoridades disseram que o ataque cibernético foi rastreado até um funcionário que baixou um arquivo contendo malware.
Na segunda-feira, 30 de outubro, a gangue de ransomware LockBit assumiu a autoria do ataque, ameaçando vazar os dados em 27 de novembro. A reivindicação do ataque vem poucos dias depois de a gangue de ransomware ter afirmado que roubou informações da fabricante de aviões Boeing.