Por volta das 15h44 desta tarde milhares de usuários do Linkedin começaram a avisar que a plataforma não estava respondento. Muitos fizeram a comunicação pelo Twitter, outros pelo Downdetector, que registrava uma média de 20 mil notificações de “down” a cada minuto. O portal retornou à atividade às 16h40, quase uma hora depois. Apesar disso, a API utilizada por diversas aplicações para intercambiar dados com o LinkedIn não entrou em funcionamento ao mesmo tempo, o que ocorreu pouco depois. O LinkedIn informou numa nota de um parágrafo que a queda do serviço fo icausada por uma mudança na configuração de sistemas internos. E acrescentou: “Restauramos o serviço e agradecemos a paciência enquanto estávamos colocando tudo de pé”.
Nem no Twitter nem nos portais de segurança surgiram, nesse intervalo, explicações para o problema.
Ao tentar acessar o portal, o usuário recebia como resposta uma mensagem de erro com três códigos (A, B e C), e um link do centro de suporte (Help), que por sua vez respondia com a página 404 e o aviso de “Host Desconhecido”.
Às 16:06 finalmente o suporte do Linkedin tuitou esta mensagem: “Alguns membros podem estar experimentando um problema com acesso ao LinkedIn em mobile e desktop. Estamos trabalhando nisso e forneceremos atualizações assim que as tivermos. Obrigado pela sua paciência!”
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Os problemas podem ter começado dois dias atrás, já que ao menos um usuário do Reino Unido informou esse fato pelo Twitter: “Jeremy Smith@TheMemSec·@LinkedInHelp Is there a problem with the website at the moment please? I have not been able to open for about half-a-day. No problem with any other websites”. Hoje o mesmo usuário informou ao Linkedin o aparecimento do erro com os códigos A, B e C.
O Linkedin não esteve acessível no Brasil, nos EUA e na Europa durante esse intervalo.
Esta nota será periodicamente atualizada.
Com agências internacionais