A LG Electronics anunciou ontem que o seu conselho de administração aprovou um investimento que a tornará acionista majoritária da Cybellum, uma empresa israelense que fornece soluções de avaliação de risco de segurança cibernética em veículos. No seu comunicado, a LG diz que o acordo lhe permite uma participação de 64% na Cybellum, atualmente avaliada em US$ 140 milhões. Para a LG, é “um movimento estratégico que irá aprimorar as capacidades de segurança cibernética da LG e acelerar seus esforços para se tornar um parceiro de inovação para a mobilidade do futuro”.
O comunicado da LG acrescenta que as ações remanescentes serão adquiridas futuramente, após a avaliação final e confirmação do valor total do investimento. Além desse investimento inicial, a LG se comprometeu em investir no quarto trimestre mais US$ 20 milhões na Cybellum, após a conclusão do processo de negociação.
Veja isso
Setor automotivo atrasado em regulação de cyber
25% das empresas ignoram conformidade com a LGPD
Uma das soluções mais avançadas da Cybellum para proteger veículos contra ameaças de segurança cibernética é sua plataforma Cyber Digital Twins. Ela cria uma representação detalhada dos componentes de software de um veículo sem acessar o código-fonte e expõe automaticamente quaisquer riscos que poderiam ser explorados. A plataforma conta com alimentação de inteligência de ameaças em tempo real para verificar vulnerabilidades e fornece uma avaliação completa dessas vulnerabilidades, além de recomendação de soluções.
Fundada em 2016 em Tel Aviv, a Cybellum tem cerca de 50 funcionários e atualmente está colaborando com os principais fabricantes de veículos e seus fornecedores em todo o mundo. Além de Israel, a Cybellum possui operações no Japão, Alemanha e América do Norte. Ela permanecerá uma entidade com marca independente.
Primeira aquisição da LG em Israel e no domínio da segurança cibernética, esse investimento faz parte da estratégia da LG para fortalecer seu portfólio de negócios por meio de aquisições estratégicas. Em agosto de 2018, ela adquiriu o ZKW Group da Áustria, um player líder no mercado de iluminação automotiva. Em julho de 2021, LG lançou uma joint venture com a Magna International, o terceiro maior fornecedor mundial de automóveis, para criar o LG Magna e-Powertrain.
Com agências de notícias internacionais