GAT Digital Banner
GAT Digital Banner
Darknet-960x640-1.jpg

Leilão de URL Tor Onion agita mercado da dark web

Anúncio do leilão tem provocado verdadeiro frison na comunidade de hackers, em especial entre gangues de ransomware
Da Redação
13/05/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O Projeto Tor está leiloando o primeiro domínio Tor Onion já criado como um NFT (non-fungible token, ou token não fungível, em tradução livre), um tipo de chave eletrônica criptográfica que é usada de forma única. Com um NFT a pessoa é proprietária de uma espécie de certificado de propriedade intelectual. Como o Tor (acrônimo de “The Onion Router”, em português “O Roteador Cebola”) é um programa que protege a identidade e a privacidade de seus usuários enquanto eles estão online na internet, ele é muito usado por hackers para acessar sites e fóruns na dark web. 

O Tor permite que desenvolvedores de sites criem serviços especiais que só podem ser acessados ​​por meio da rede Tor e também garante anonimato ao proprietário do serviço. O primeiro serviço já criado pelo Projeto Tor é o Dusk (http://duskgytldkxiuqc6.onion), que é comumente usado como um exemplo de serviço Onion de documentação relacionada ao Tor e arquivos de ajuda.

Para arrecadar fundos, o Tor está leiloando a chave criptográfica privada RSA1024 usada para criar o Dusk junto com uma peça de NFT única chamada “Dreaming at Dusk” criada a partir da chave de Itzel Yard (@ixshells). O leilão está acontecendo na Foundation.app, plataforma de Edward Snowden que recentemente leiloou um NFT por 2.224,00 Ethereum, ou aproximadamente US$ 7 milhões.

O vencedor receberá a chave em 1º de novembro e o Projeto Tor diz que ele pode ser entregue da maneira que “os proprietários” desejarem.

Veja isso
34 grupos de ransomware vazam na dark web dados roubados
Plataforma verifica se uma credencial de RDP vazou na dark web

“Os proprietários receberão a chave privada RSA1024 deste serviço onion. A chave será enviada aos proprietários da forma que preferirem — deixe uma mensagem criptografada em vez do protocolo de sua escolha, carregada em um blockchain ou enviada fisicamente em um pendrive ou unidade de DVD”, diz a mensagem.

Após o recebimento da chave privada, esta poderá ser usada da maneira que os proprietários considerarem adequada. Os idealizadores do Projeto Tor ressaltam que vencedor do leilão receberá a chave privada para o Dusk depois que o Tor terminar de migrar os serviços do Tor Onion da versão 2 para a versão 3.O anúncio do leilão tem provocado um verdadeiro frison na comunidade de hackers, principalmente entre gangues de ransomware, que veem a chave privada com uma possibilidade de aumentar ainda mais o valor dos pedidos de resgate.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório