Laboratório de IoT é inaugurado pela CI&T

Paulo Brito
14/04/2016
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Baita Aceleradora, CI&T, Icaro Tech e MATERA Systems, através do núcleo Softex Campinas, anunciam a criação do TeN – Tech Experience Network (ten.org.br). O objetivo é transformar em realidade projetos de Internet das Coisas (IoT) de forma massiva, unindo grandes corporações, startups, empresas de tecnologia, makers, pesquisadores, agências e profissionais de diversas áreas em um ambiente de experimentação, orientado a gerar transformação de negócios.

“Essa rede vai unir áreas diversas como engenharias, marketing, química, biologia, dentre outras, gerando resultados inovadores. O espaço em Campinas, primeiro da rede, contará com toda a infraestrutura para o desenvolvimento de projetos, através de um modelo que reduz riscos de investimento e promove a aceleração do ciclo de inovação, explica Edvar Pera Junior, diretor do Núcleo Softex Campinas e um dos coordenadores da rede. Um dos fatores de sucesso para a escala de IoT estará no grau de confiabilidade e segurança que os gadgets distribuídos estarão fornecendo às aplicações onde IoT será aplicada. Esse será certamente um dos requisitos trabalhados na construção de soluções que ocorrerem no TeN


Localizado no polo tecnológico de Campinas, a participação de empresas no TeN se dará por três formas: Coordenadoras – investidoras e responsáveis por propor e gerenciar os desafios; Conectadas – são empresas, centros de P&D, startups ou universidades que tenham interesse em participar dos desafios lançados e que podem utilizar o espaço aberto para isso; Clientes – aquelas que têm um desafio que pode ser trabalhado na rede do TeN.

Haverá ainda a participação de empresas Parceiras, que serão fornecedoras de tecnologias, ferramentas e treinamentos que viabilizam o desenvolvimento de experimentos, ou disseminam conhecimento em IoT.

“Toda a estrutura física, insumos, tecnologias e ferramentas também serão disponibilizados para startups, pequenas empresas e pessoas físicas como pesquisadores, alunos e experts para realizar atividades de aprendizado e aplicação de seus conhecimentos na busca de soluções para os desafios. O modelo em que o TeN foi criado deve potencializar a abertura de oportunidades de empregos, desenvolvimento de startups e negócios baseados no uso de IoT como um diferencial à solução de problemas ou desenvolvimento de produtos”, explica Junior.

Estão confirmadas como empresas conectadas ou parceiras do TeN, a Agência de Inovação Inova Unicamp, DEV Tecnologia, IMA – Informática de Municípios Associados, Liga Empreendedora da Unicamp, Embarcados, Solvian,  Sensedia, IBM e Telit. Outras 15 empresas deverão se juntar ao TeN em breve. Pelo site www.ten.org.br  é possível realizar o cadastro de empresas, profissionais, estudantes e pesquisadores para fazer parte da rede.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest