Kali Linux 2023.3 traz nove novas ferramentas para hackers éticos

Da Redação
27/08/2023

O Kali Linux 2023.3, terceira versão de 2023, já está disponível para download, com nove novas ferramentas e otimizações internas. O Kali Linux é uma distribuição Linux criada para hackers éticos e profissionais de segurança cibernética realizarem testes de penetração, auditorias de segurança e pesquisas em redes.

A equipe que administra o projeto afirma que o lançamento não traz muitos recursos novos, sendo que a maioria das alterações feitas internamente foram para aumentar a confiabilidade geral e a otimização do projeto. Porém, isso não significa que o Kali Linux 2023.3 não tenha novidades, já que houve a renovação da infraestrutura interna, o desenvolvimento do piloto automático Kali, atualizações do Kali NetHunter, além das nove novas ferramentas.

A equipe do Kali Linux diz que se concentrou principalmente na rearquitetura da infraestrutura do sistema operacional para alinhá-la com o lançamento do Debian 12 neste mês. “Com o lançamento do Debian 12, aproveitamos esta oportunidade para retrabalhar, redesenhar e rearquitetar nossa infraestrutura. É tão grande quanto parece, e não deveria ser uma surpresa que não seja ainda completo”, explica a equipe do Kali Linux. “É aqui que grande parte do nosso foco está neste ciclo de lançamento. Esperamos que a maior parte disso seja feita até o fim do ano [para que possamos voltar ao que fazemos de melhor].”

Além disso, a equipe Kali atualizou seus scripts de empacotamento interno com recursos e melhorias adicionais. Abaixo estão as nove novas ferramentas adicionadas ao Kali 2023.3:

  • Calico – rede nativa em nuvem e segurança de rede cri-tools; 
  • CLI e ferramentas de validação para Kubelet Container Runtime Interface;
  • Hubble  – observabilidade de rede, serviço e segurança para Kubernetes usando eBPF;
  • ImHex – editor hexadecimal para engenheiros reversos, programadores e pessoas que valorizam suas retinas quando trabalham às três da manhã;
  • Kustomize  – personalização de configurações YAML do Kubernetes;
  • Rekono – plataforma de automação que combina diferentes ferramentas de hacking para completar processos de pentesting;
  • rz-ghidra  – descompilador ghidra profundo e integração com desmontador de trenó para rizin;
  • unblob  – extrator de arquivos de qualquer tipo de formato de contêiner;
  • Villain – estrutura de comando e controle (C&C) que pode lidar com vários shells reversos, aprimorar sua funcionalidade e compartilhá-los entre instâncias.

Veja isso
Kali Linux ganha nova distribuição para segurança defensiva
Novo Kali Linux 2021.4 permite testes de penetração em redes

Além das novas ferramentas, a equipe do Kali Linux atualizou a versão do Kernel para 6.3.7. No início deste ano, os desenvolvedores introduziram a estrutura de ataque automatizado Kali Autopilot.

Para começar a usar o Kali Linux 2023.3, o usuário pode atualizar sua instalação existente, selecionar uma plataforma ou baixar diretamente imagens ISO para novas instalações e distribuições ativas. Para aqueles que estão atualizando de uma versão anterior, pode usar os seguintes comandos para atualizar para a versão mais recente:

echo “deb http://http.kali.org/kali kali-rolling main contrib non-free non-free-firmware” | sudo tee /etc/apt/sources.list

sudo apt update && sudo apt -y full-upgrade

cp -vrbi /etc/skel/. ~/

[ -f /var/run/reboot-required ] && sudo reboot -f


Já quem estiver executando o Kali no subsistema Windows para Linux, atualize para WSL2 para obter uma experiência melhor, incluindo a capacidade de usar aplicativos gráficos.

Compartilhar: