JBS comunica ao mercado superação de incidente

Da Redação
04/06/2021

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O diretor de relações com investidores do grupo JBS, Guilherme Cavalcanti, publicou ontem um comunicado ao mercado informando que a JBS USA e a Pilgrim’s concluíram a recuperação de sistemas, danificados por um ataque de ransomware dia 30 de maio. A nota informa que “a instantânea resposta dada pela Companhia, aliada aos robustos sistemas de TI e servidores de backup criptografados, permitiram a rápida recuperação. Desta forma, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam limitar a perda da produção de alimentos durante o ataque a um volume menor que o equivalente a um dia de produção. Qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais da JBS USA será recuperada até o final da próxima semana, limitando qualquer impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da Companhia”.

Imediatamente após saber da invasão, a Companhia contatou funcionários federais dos EUA e ativou seus protocolos de segurança cibernética, incluindo o desligamento voluntário de todos os seus sistemas a fim de isolar a invasão, limitar uma potencial contaminação e preservar os sistemas centrais. Adicionalmente, os servidores de backup criptografados da Companhia, os quais não foram afetados pelo ataque, permitiram o retorno das operações antes do esperado. A JBS USA e a Pilgrim’s priorizaram a recuperação dos sistemas críticos ao funcionamento da produção de forma a garantir que a cadeia de suprimentos de alimentos, produtores e consumidores não fossem adversamente afetados. 

“Graças à dedicação dos nossos profissionais de TI, dos times operacionais, consultores em segurança cibernética e aos investimentos que fizemos em nossos sistemas, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam se recuperar rapidamente deste ataque contra nossos negócios, colaboradores e a cadeia de suprimentos de alimentos”, comentou André Nogueira, CEO da JBS USA. “Os criminosos não conseguiram acessar nossos sistemas centrais, o que reduziu significativamente o potencial impacto do ataque. Hoje, estamos satisfeitos em dizer que todas as nossas unidades ao redor do mundo estão operando normalmente e que estamos focados em cumprir com a nossa responsabilidade de produzir alimentos seguros e de alta qualidade”. 

A Companhia não possui nenhuma evidência neste momento que informações de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenham sido comprometidas ou usadas de forma irregular em função desta situação. 

“Agradecemos à Casa Branca, ao USDA e ao FBI pelo suporte para resolver essa situação de forma rápida”, adicionou André Nogueira. 

Com informações da assessoria de imprensa

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