Os aplicativos de diversos bancos apresentaram instabilidade nesta segunda-feira, 7. O problema ainda desconhecido, afetou o Itaú, o banco digital do conglomerado, o Iti, o Nubank, Banco Inter, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Next. Vários clientes relataram dificuldades para fazer login e realizar pagamentos Pix e repercutiram o problema nas redes sociais.
De acordo com o DownDetector, site que monitora as instabilidades dos serviços conectados à internet, o problema no apps bancários começou por volta das 9h da manhã da segunda-feira, e alcançou um pico de reclamações por volta das 12h, com 388 queixas no Brasil.
Os aplicativos do Itaú ficaram fora do ar na desde a manhã e o problema afetou tanto o aplicativo principal do banco quanto o do Iti, bem como a plataforma de cartões. O retorno à normalidade somente ocorreu no início da noite.
Em comunicado, o Itaú descartou qualquer ataque externo e disse que trabalhava para resolver o problema. “O Itaú Unibanco informa que está com instabilidade de origem interna em seus sistemas nesta segunda-feira (7). O banco ressalta que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos clientes estão seguros. O Itaú pede desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informa que os sistemas estão sendo restabelecidos gradualmente”, afirmou na nota.
Problemas de acesso ao aplicativo bancário também foram relatados por clientes do Bradesco. Nas redes sociais, correntistas reclamavam por não conseguir entrar na conta do banco pelo celular. Ao clicar no aplicativo, os consumidores disseram não ter conseguido digitar dados como número da agência e recebiam uma mensagem dizendo “algo deu errado por aqui”.
Veja isso
Hacker mexicano instala malware para Android em bancos globais
Hackers brasileiros lançam ciberataque a bancos portugueses
Em resposta automática aos usuários nas redes sociais, o Bradesco explicou que a área responsável já havia sido acionada e que o banco estava trabalhando para regularizar o funcionamento o quanto antes. Além disso, o Bradesco pediu que os usuários utilizassem outros canais de atendimento, como o Fone Fácil, caixa eletrônico e internet banking, ou que tentassem novamente mais tarde.
Relatos de usuários também indicaram problemas com o aplicativo da Caixa Econômica Federal. O problemas citados pelos correntistas eram impossibilidade de fazer login no aplicativo móvel, operações no internet banking e pagamentos por Pix.Todos os bancos que apresentaram o problema descartaram por meio de comunicado terem sido alvo de ataque cibernético.