O Instituto de Segurança e Tecnologia (IST), em parceria com uma ampla coalizão de especialistas na indústria, governo, aplicação da lei, organizações sem fins lucrativos, seguro de segurança cibernética e organizações internacionais – lançou ontem a Força-Tarefa de Ransomware (RTF), para ajudar empresas e sociedade a lidarem com esse tipo de crime cibernético.
Em seu comunicado, o IST informou que os membros fundadores da RTF consideram o ransomware uma ameaça muito grande para qualquer entidade resolver sozinha, e se reuniram para fornecer recomendações claras para ações públicas e privadas que reduzirão significativamente a ameaça.
Veja isso
Força-tarefa internacional contra cibercrimes
Reino Unido apresenta sua unidade de combate cibernético
Na justificativa para a iniciativa, a organização explica que “os incidentes de ransomware têm crescido sem controle e esse crime cibernético economicamente destrutivo tem cada vez mais consequências físicas perigosas. Hospitais, distritos escolares, governos municipais e outros descobriram que suas redes foram feitas reféns por agentes mal-intencionados em busca de pagamentos. Este crime transcende setores e requer trazer todas as partes interessadas afetadas à mesa”.
A proposta da iniciativa é “sintetizar uma estrutura clara de soluções viáveis, razão pela qual o IST e nossa coalizão de parceiros estão lançando esta Força-Tarefa para um sprint de dois a três meses”, afirma a organização no comunicado.
Os fundadores da Força-Tarefa Ransomware são:
- Aspen Digital
- Citrix
- The Cyber Threat Alliance
- Cybereason
- The CyberPeace Institute
- The Cybersecurity Coalition
- The Global Cyber Alliance
- McAfee
- Microsoft
- Rapid7
- Resilience
- SecurityScorecard
- Shadowserver Foundation
- Stratigos Security
- Team Cymru
- Third Way
- UT Austin Stauss Center
O site da Força-Tarefa Ransomware será lançado em janeiro de 2021.