Invasão leva à falência clínica finlandesa de psicoterapia

A clínica foi invadida em outubro de 2020; em janeiro os cibercriminosos começaram a publicar prontuários de pacientes
Da Redação
14/02/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O Centro de Psicoterapia Vastaamo, de Helsinque, Finlândia, anunciou na semana passada a solicitação de sua falência à justiça finlandesa, por falta de condições financeiras para prosseguir com suas operações. A clínica foi atingida em outubro de 2020 por uma invasão em sua rede e os cibercriminosos ameaçaram publicar prontuários de pacientes caso não recebessem um resgate.

Veja isso
Hackers invadem servidores da NordVPN
Hackers anunciam invasão do site Hospital das Clínicas

Os elevados custos com pessoal e a incerteza causada pelas violações de segurança colocaram uma pressão significativa nas finanças da clínica nos últimos meses, segundo a mídia da Finlândia. Além disso, as soluções para a proteção de dados e para a extorsão empurraram a empresa para uma situação financeira ruim e a empresa se tornou insolvente.

Antes de pedir falência, os advogados da empresa estavam negociando sua venda para o grupo de saúde Verve. O negócio permitiria aos clientes obter continuidade nos seus tratamentos mas as negociações não evoluíram. As investigações sobre a violação de dados determinaram, no final de janeiro de 2021, que o banco de dados roubado parecia ter sido publicado na dark web. A empresa disse que lamentava profundamente as circunstâncias desse incidente em particular.

Não será a primeira vez em que uma empresa acaba falindo após ataques cibernéticos. No ano passado, a empresa de hosting Daniel’s Hosting (DH), especializada em hospedagem de sites da dark web decidiu encerrar suas operações depois que foi hackeada e seu banco de dados vazou online. Em 2016, três bolsas de Bitcoin foram forçadas a encerrar suas operações após ataques cibernéticos.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)