A rede da unidade de transporte das autoridades do governo alemão, que é inteiramente operada pelas forças armadas, foi invadida, informou no último sábado o Ministério da Defesa da Alemanha. Isso significa que eventualmente os dados sobre os veículos, seus motoristas, itinerários, horários, passageiros e seus endereços podem ter ficado visíveis para os invasores, por enquanto não identificados.
As autoridades transportadas por essa unidade, o FuhrparkService (BWFU), são os políticos e executivos do governo alemão em geral e do Parlamento em particular. A notícia foi publicada inicialmente no jornal Bild am Sonntag em sua edição do último domingo.
O Ministério da Defesa foi notificado do incidente na quinta-feira, dia 13, quando todas as conexões de rede da unidade foram bloqueadas – incluindo aquelas que ligam a BWFU ao próprio ministério. Além disso, unidade convocou uma empresa especializada na análise e correção dos danos, informou o ministério.
Veja isso
Hackers descobertos ao invadir rede da BMW na Alemanha
BlackBerry compra empresa de segurança na Alemanha
O assunto também está sendo investigado também pelo CERT (Computer Emergency Response Team) do BSI, o Escritório Federal de Segurança da Informação da Alemanha, sediado em Bonn. Verificações iniciais na rede dedicada de dados das forças armadas não exibiram problemas. A administração do parlamento informou o incidente aos grupos parlamentares do governo e da oposição, indicando que “o atacante e os alvos concretos de seu ataque não são conhecidos. No momento, não se sabe quando o data center foi comprometido pela primeira vez, se os dados foram manipulados ou se os dados foram desviados”, afirma a mensagem aos parlamentares.
Com sede em Troisdorf, perto de Bonn, a BWFU é administrada pelas forças armadas da Alemanha. É composta por 33.500 veículos, incluindo caminhões e carros com motorista designados para parlamentares. No ano passado, ela prestou 142 mil serviços de transporte para o parlamento alemão. A BWFU foi criada em 2002 como empresa estatal, operando em 160 pontos na Alemanha. As forças armadas (Bundeswehr) têm uma participação majoritária de três quartos no serviço de frota e a Deutsche Bundesbahn (empresa de ferrovias) uma participação de um quarto.
Com agências internacionais