security-g5e3b8420f_640.png

Insights de dados exigem elo com a segurança, alerta estudo

Muitos líderes empresariais não veem a ligação entre a segurança digital e a percepção de dados, embora reconheçam que uma segurança eficaz pode acelerar a digitalização
Da Redação
18/07/2023

Pesquisa encomendada à Sapio Research pela empresa de cibersegurança Trend Micro revela que muitos líderes empresariais não veem a ligação entre a segurança digital e a percepção de dados, embora reconheçam que uma segurança eficaz pode acelerar a digitalização.

Para Jon Clay, vice-presidente de inteligência de ameaças da Trend Micro, “insights orientados por dados são cada vez mais decisivos para o crescimento sustentável dos negócios. Mas, a menos que esses dados estejam devidamente protegidos, tais iniciativas serão construídas sobre areia. É hora de os líderes de negócios reconhecerem a importância da segurança para os planos de crescimento e de os CISOs apresentarem argumentos mais convincentes.”

As entrevistas com tomadores de decisão de negócios globais mostraram que diante de um cenário macroeconômico e geopolítico incerto, 61% das organizações concordam que há uma necessidade urgente de diversificar os fluxos de receita. Revelaram, ainda, que 68% acreditam que o acesso aos dados será fundamental para desbloquear essas novas fontes de renda. Para a grande maioria (91%), o melhor uso dos dados também é uma alternativa para reduzir os custos. 

A análise de dados e ferramentas preditivas podem garantir maior agilidade aos negócios, ajudando as organizações a anteciparem tendências de mercado, executarem cenários de previsão financeira e muito mais. No entanto, mais de um terço dos líderes de negócios ouvidos declarou não entender a conexão entre a segurança cibernética e insights de dados. Além disso, 48% não relacionam a segurança com a geração de novos fluxos de receitae55% não veem o potencial de redução de custos.

Fonte: Trend Micro

Também é preocupante o fato de mais da metade dos entrevistados ter afirmado que as políticas e processos de segurança atuais de sua empresa criam silos de informação. Isso pode prejudicar ativamente os projetos de insights de dados e reforça a necessidade de abordagens de segurança mais conjuntas e baseadas em plataformas.

Veja isso
Bancos terão de compartilhar dados para prevenir fraudes
Governos ainda têm grandes lacunas na proteção de dados

Embora alguns líderes empresariais ainda não estejam convencidos, quase dois terços acreditam que a política de segurança pode aumentar a velocidade da digitalização.

A pesquisa revelou ainda evidências de amadurecimento da postura de segurança. Quase três quartos dos tomadores de decisão de TI entrevistados disseram que a organização rastreia e relata os níveis de risco cibernético, com um terço reportando isso à diretoria como medida de risco de negócio. Outros 79% garantiram que sua empresa tem um programa de melhoria cibernética para ajudar a atingir as metas de transformação digital.

A pesquisa encomendada pela Trend Micro à Sapio Research uma pesquisa ouviu, ao todo, 2.718 líderes de decisão de negócios em empresas com 250+ funcionários em 25 países.

Para ler uma cópia completa do relatório “Risco e recompensa: unindo os pontos entre segurança e insights orientados por dados para um crescimento sustentável”, clique aqui.

Compartilhar:

Últimas Notícias