Incidente tirou do ar programação ao vivo da Rede Record

Da Redação
08/10/2022

A rede de TV Record suspendeu hoje às 9h06 a transmissão do programa jornalístico “Fala Brasil”, que vai ao ar de 7h35 às 12h, passando subitamente a transmitir um episódio da série infantil “Todo Mundo Odeia o Chris”: a razão teria sido um ataque cibernético. A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto. O jornalista Erlan Bastos afirmou em sua conta do Twitter que uma fonte oficial da emissora confirmou para ele o ataque, e acrescentou que “a emissora não corre nenhum risco de perder arquivos. Uma fonte oficial acaba de me confirmar.” A programação ao vivo foi reestabelecida nos primeiros minutos da tarde com o programa “A Escola do Amor”, da Igreja Universal do Reino de Deus, tendo o Balanço Geral SP começado normalmente às 13h20. Durante a tarde houve menções de ataques não confirmados ao SBT e à TV Cultura de São Paulo.

Veja isso
Maior rede de mídia de Goiás atingida por ransomware
Fornecedores ameaçam segurança do setor de mídia

O portal Notícias da TV informou que a suspeita da emissora é de uma tentativa de ataque, gerando problemas que teriam começado no início da manhã de sábado, quando os sistemas utilizados pela Record ficaram inoperantes. As estações de TV se utilizam de diversos e complexos sistemas, sendo que o do jornalismo inclui a produção, edição e publicação de material.

Não há por enquanto registro de que a emissora tenha feito qualquer comunicado à mídia sobre o incidente. O assunto também não foi abordado em seu noticiário.

Uma semana atrás, a Rede Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e Tocantins, sofreu também um ataque cujas consequências atingiram também outras mídias do grupo.


Compartilhar: