Image by David Lennon from Pixabay

Incidente paralisa prefeitura em Cleveland, Ohio

Da Redação
10/06/2024

A prefeitura da cidade de Cleveland, no estado americano de Ohio, ficou fechada ontem, enquanto as autoridades investigavam um possível incidente cibernético que afetou vários sistemas. Um porta-voz do órgão confirmou que a polícia, os bombeiros e os serviços médicos de emergência ainda estavam podendo usar sistemas, assim como o centro de despachos de emergência. Os sistemas que controlam os portos locais e os serviços públicos também não foram afetados, mas o porta-voz não esclareceu quais sistemas foram desligados.

Veja isso
Empresa de testes de DNA dos EUA sofre violação de dados
Prefeitura do RJ retoma controle da rede mas segue offline

Apenas o pessoal essencial estará na prefeitura na segunda-feira, e todos os sistemas afetados permanecerão offline até que a situação seja esclarecida disse o funcionário. “Levamos as ameaças cibernéticas extremamente a sério e estamos trabalhando rapidamente para corrigir a situação o mais rápido possível”, disse o porta-voz.

As autoridades municipais não responderam às perguntas sobre se estavam a lidar com um ataque de ransomware, explicando que não confirmaram a “natureza e âmbito” do incidente, mas que se concentram em proteger e restaurar os serviços da forma mais segura possível. Com quase 400 mil residentes, Cleveland se torna a última grande cidade americana a encerrar serviços após um incidente cibernético. Wichita, a maior cidade do Kansas, foi forçada a recorrer ao dinheiro como única forma de pagamento no mês passado, após um ataque de ransomware que não apenas danificou os serviços da cidade, mas também vazou uma grande quantidade de documentos policiais para a dark web.

Compartilhar: