IBM e FujiFilm quebram recorde de armazenamento em fita

Protótipo de fita magnética feita com ferrite de estrôncio armazena 317 gigabits por polegada quadrada
Da Redação
16/12/2020

A IBM anunciou ontem ter quebrado junto com a FujiFilm um recorde mundial em capacidade de armazenamento em fita. O recorde alcançado é o armazenamento de 317 GB/in2 (317 gigabits por polegada quadrada), a maior densidade de área em um protótipo de fita magnética de partículas de ferrite de estrôncio (SrFe). O material é desenvolvido pela Fujifilm. O número é 27 vezes a densidade de área usada nas unidades de fita comerciais da próxima geração disponíveis hoje.

Esse é na verdade o sexto recorde que as duas empresas batem juntas desde 2006, informou em seu blog o cisntista Mark Lantz, Mark Lantz, gerente da área de Advanced Tape Technologies na IBM Research.

Veja isso
Backup: O aliado contra ataques de ransomware
Superior Tribunal de Justiça travado por ataque cibernético

Em termos de potencial de armazenamento, segundo ele, um único cartucho de fita com essa nova densidade de área tem o potencial de armazenar cerca de 580 terabytes (TB) de dados: “Para colocar em perspectiva, 580 TB equivalem a 786.977 CDs empilhados a 944 metros de altura, o que é mais alto que o Burj Kalifa, o edifício mais alto do mundo”.

Clique para ampliar: 14 anos de evolução da fita

Além de apresentar a fita magnética de partículas SrFe, Lantz revela que também foi desenvolvido um novo conjunto de tecnologias para atingir esse novo recorde, “incluindo uma nova tecnologia de cabeça de fita de baixa fricção, que permite o uso de mídia de fita muito lisa e um detector que permite detecção confiável de dados registrados em meio SrFe a uma densidade linear de 702 Kbpi quando lidos com um sensor de leitura TMR ultra estreito de 29 nm. Mas isso não é tudo: também desenvolvemos uma família de novas tecnologias servomecânicas, incluindo um novo padrão de servo pré-gravado nas servo-trilhas, um protótipo de atuador principal e um conjunto de servo controladores. Essencialmente, as servo-trilhas são o que ajudam o servo controlador a manter o posicionamento preciso das cabeças de leitura/gravação em relação à fita usando o atuador da cabeça. Nossas novas servo-tecnologias tornaram possível posicionar a cabeça com uma precisão recorde mundial de 3,2 nm”.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)