IA de operadora simula vítima, engana fraudadores

Da Redação
18/11/2024

A operadora britânica O2 desenvolveu com inteligência artificial um solução apelidada de “vovó Daisy”, para derrubar golpistas que tentam furtas dinheiro durante telefonemas, como aqueles que fingem ser representantes de bancos. Segundo a empresa, Daisy é capaz de se passar por uma pessoa de verdade, mantendo conversas com fraudadores em tempo real. A tecnologia utiliza diferentes modelos de IA para interpretar e responder a interações fraudulentas.

Leia também
Ecossistema cibernético chinês: ameaças e estratégias
Israel hackeou telecomunicações do Líbano

A criação de Daisy contou com a colaboração de Jim Browning, conhecido por expor golpistas em vídeos no YouTube. A O2 afirma que a vovó virtual é tão convincente que consegue prender a atenção de golpistas por até 40 minutos. Durante as chamadas, Daisy conta histórias e conversa, com o objetivo de gastar o tempo dos fraudadores e evitar que eles alcancem clientes reais.

A empresa também revelou que adicionou números próprios a listas usadas pelos golpistas, embora não tenha detalhado como conseguiu isso. Sempre que um desses números é contatado, Daisy entra em ação para desviar a atenção dos criminosos. Para aperfeiçoar a IA, a O2 utilizou gravações feitas por Browning, que por anos documentou ligações fraudulentas.

Essa iniciativa destaca uma abordagem criativa e tecnológica para combater fraudes, transformando o que antes era um problema em uma forma de proteger os consumidores e reduzir os danos causados por golpes telefônicos.

Compartilhar: