HPE lança patch para salvar SSDs antes das 40 mil horas

As 40.000 horas são equivalentes a quatro anos, 206 dias e 16 horas. Sem o patch, nem o SSD nem os dados poderão ser recuperados, alerta o boletim da HPE

HPE lança patch para salvar SSDs antes das 40 mil horas

O Centro de Suporte da Hewlett Packard Enterprise publicou para os clientes de storage um boletim preocupante: existem SSDs que precisam de atualização do firmware para não deixarem de funcionar – e perder todos os dados – quando completarem 40 mil horas de funcionamento. O patch, felizmente, está disponível e pelas datas de entrega dos sistemas aos clientes a HPE calcula que o problema só ocorrerá a partir de outubro deste ano. As 40.000 horas são equivalentes a quatro anos, 206 dias e 16 horas. 

Em novembro passado ocorreu um problema semelhante, e a falha ocorreria após 32.768 horas de operação, mas a HPE informou que os dois problemas não estão relacionados. Segundo a empresa, os SSDs são fabricados por um fornecedor OEM e podem estar presentes nos sistemas de outras empresas que produzem servidores. 

Veja isto
Especialista relaciona segurança e armazenamento de dados

HPE anuncia primeira arquitetura de segurança aberta

O boletim avisa que “o firmware HPD7 é considerado uma correção crítica e é necessário para solucionar o problema detalhado (…) A HPE recomenda fortemente a aplicação imediata dessa correção crítica. Negligenciar a atualização para a versão de firmware SSD HPD7 resultará em falha da unidade e perda de dados com 40.000 horas de operação e exigirá restauração de dados do backup se não houver tolerância a falhas, como RAID 0 (…)”. Sem o patch, nem o SSD nem os dados poderão ser recuperados, alerta o boletim.

O problema, diz o documento, foi informado à HPE por um fabricante da unidade de estado sólido (SSD) em certos modelos de SSD SAS usados em vários servidores e produtos de armazenamento HPE (por exemplo, HPE ProLiant, Synergy, Apollo 4200, Synergy Storage Modules, D3000 Storage Enclosure, StoreEasy 1000 Storage). O problema afeta os SSDs com uma versão de firmware HPE anterior ao HPD7, que resulta em falha ao atingir 40.000 horas de operação (ou seja, 4 anos, 206 dias, 16 horas). Estes são os SSDs que precisam do patch:

EK0800JVYPN
EO1600JVYPP
MK0800JVYPQ
MO1600JVYPR

Compartilhe
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp