HP inclui proteção contra ameaça quântica a PCs corporativos

Da Redação
11/03/2024

A HP anunciou na quinta-feira passada, 7, que vários de seus PCs para ambientes corporativos agora incluem proteção contra ameaças quânticas graças à incorporação de um novo chip de segurança. A gigante da tecnologia disse que a 5ª geração de seu chip Endpoint Security Controller (ESC), que passou a ser integrado em alguns de seus computadores, pode proteger a integridade do firmware usando criptografia resistente a ataques quânticos.

Segundo a HP, o ESC de 5ª geração está atualmente disponível nas estações de trabalho Zbool Firefly, Power e Studio; EliteBook série 1000, série 800 e alguns notebooks da série 600; além de alguns notebooks ProBook da série 400.

“Ao incorporar proteção contra hacks quânticos no nível do chip, a HP está hoje estabelecendo um novo padrão em segurança de hardware e firmware com nosso chip ESC de 5ª geração”, afirma a empresa em comunicado. “Ao isolar o chip do processador e do sistema operacional, o ESC fornece uma plataforma de hardware que reduz o risco de violações de dados e melhora a produtividade, evitando tempo de inatividade.”

Embora os ataques quânticos ainda possam demorar pelo menos uma década, as principais empresas de tecnologia já começaram a tomar medidas para garantir que a criptografia utilizada nos seus dispositivos será capaz de fornecer proteção contra esse tipo de ataque quando esse dia chegar.

Veja isso
Bug no Windows renomeia impressoras para HP LaserJet
HPE afirma que hackers russos violaram seus e-mails por 6 meses

A HP incentiva as empresas a começarem imediatamente a planear o futuro e a migrar os seus equipamentos. A empresa recomenda identificar os casos de uso de maior prioridade, descobrir o que os fornecedores de tecnologia estão planejando em relação às proteções quânticas e criar um plano para garantir que a proteção seja implementada no prazo exigido.

Para ter acesso ao relatório da HP (em inglês) sobre a integração de criptografia resistente a ataques quânticos aos seus computadores clique aqui. Já para saber em quais dispositivos o Endpoint Security Controller (ESC) foi integrado clique aqui.

Compartilhar: