
A Honeywell apresentou seu sistema de controle para Internet das Coisas (IoT), o Niagara 4, durante a “Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo”, que aconteceu de 9 a 11 de agosto em São Paulo (no São Paulo Expo). A companhia também trouxe especialistas para palestras, workshops e estudos de caso sobre eficiência energética e sustentabilidade.
Ernesto Ghini, diretor de controle e meio ambiente da Honeywell, explica que o Niagara 4 é um sofisticado sistema de controle que inclui recursos avançados para ajudar desenvolvedores, integradores e usuários a aumentar a eficiência energética, reduzir custos e aprimorar a segurança de equipamentos conectados diretamente à internet, oferecendo ainda um framework de primeira geração para Internet das Coisas que estabelece conectividade entre máquinas e pessoas. Ghini observa que essa solução funciona em ambiente MS Windows e sua principal aplicação tem sido em sistemas de ar condicionado. No entanto, ele assinala que a solução pode controlar qualquer conjunto de sensores e atuadores, em qualquer setor econômico.
No evento, a Honeywell também apresentou duas palestras sobre o tema eficiência energética, foco de discussões recorrentes em empresas no Brasil, principalmente após as recentes elevações das tarifas em 2015, que chegaram a 50%. A Honeywell iniciou o primeiro dia com uma palestra de Cintia Sanches, Gerente de Negócio, que apresentou um caso de sucesso do setor de varejo sobre o investimento em soluções de automação para reduzir gastos de energia elétrica. Já Igor Nakamura, Gerente de Conta, destacou quatro passos importantes da automação como resultado para o sucesso da eficiência energética.