HideMyAss mostra uso inseguro de Wi Fi no Brasil

Paulo Brito
10/09/2018
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma pesquisa da empresa de VPN HideMyAss! com brasileiros mostrou que pelo menos um terço dos usuários de Wi Fi usa as redes públicas sem grande preocupação. Embora a grande maioria (80,71%) dos entrevistados tenha conhecimento sobre os riscos com relação à segurança, cerca de um terço deles (32,63%), ainda se conecta com Wi-Fi aberto em cafeterias ou locais públicos.

Os riscos com a segurança na internet podem aumentar para quem usa sem cuidados (ou sem VPN) as redes Wi-Fi abertas em estabelecimentos e locais públicos. No ano passado, a agência de segurança do Reino Unido alertou as pessoas sobre um grupo russo de cibercriminosos, o “Fancy Bear”, que tinha como alvo as redes Wi-Fi de hotéis para instalar malware nos dispositivos dos usuários. No início deste ano, uma nova investigação mostrou exatamente como os cibercriminosos estão criando falsas redes Wi-Fi aberto para capturar os dados das pessoas.

No Brasil, ao invés de utilizarem o seu pacote de Internet da operadora, há pessoas que preferem acessar a internet gratuita disponível onde estão. Entre os que admitiram o uso, cerca de 40% confessaram preferência por redes Wi-Fi gratuitas que não exigem registro ou senha para obter conexões, tornando-as ainda menos seguras. Com relação à proteção de dados, quatro em cada dez entrevistados (40,37%) afirmam confiar no seu software ou aplicativo de antivírus para mantê-los seguros, enquanto 30,18% disseram evitar a inserção de dados confidenciais como credenciais de login.

Há ainda brasileiros (7,20%) que esperam que o provedor da rede os mantenha, e outros (10,76%) que utilizam proxy ou VPN (Rede Privada Virtual). Ao serem questionados sobre o que é uma conexão VPN, três em cada dez (30,30%) revelaram não conhecê-la.

Quando questionados sobre o acesso das informações de navegação, 33% dos brasileiros disseram que não gostariam que suas credenciais de login sejam acessadas por pessoas que não confiam. Além disso, 37% dos entrevistados revelaram que não gostariam que o mesmo acontecesse com suas informações bancárias.

A HideMyAss! é uma empresa da Inglaterra e atualmente faz parte do grupo Avast, da República Checa.

 

 

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest