[ Tráfego 9/Out a 7/Nov: 378.007 page views - 147.200 usuários ] - [ Newsletter 5.521 assinantes Open rate 27%]

Halliburton confirma ataque cibernético

Da Redação
04/09/2024

A Halliburton, empresa norte-americana do setor de serviços petrolíferos e que também opera no Brasil, confirmou ontem que seus sistemas de computador foram alvo de um ataque cibernético em agosto, resultando no roubo de dados corporativos. A empresa, em um comunicado à SEC (comissão de valores mobiliários dos EUA), informou que o ataque causou interrupções significativas em suas operações de TI, limitando o acesso a partes críticas de seus sistemas.

Leia também
Controle de acesso em aeronaves falhou nos EUA
Defensoria Pública da União derruba 99% dos ataques

Embora a Halliburton não tenha confirmado um esquema de extorsão, os hackers conseguiram acessar e filtrar informações sensíveis. A empresa agora está avaliando a natureza e o alcance do vazamento de dados para determinar as medidas necessárias, incluindo notificações legais. A confirmação da Halliburton ocorre poucos dias após o governo dos EUA ter atribuído a responsabilidade pelo ataque ao grupo de ransomware conhecido como RansomHub.

Em resposta à violação, a Halliburton ativou seu plano de segurança cibernética, desligando proativamente alguns de seus sistemas para protegê-los e iniciou uma investigação interna com o apoio de consultores externos. A empresa também notificou as autoridades e continua trabalhando para mitigar os impactos do ataque.

A Halliburton, que emprega cerca de 55.000 pessoas e possui operações em mais de 70 países, é a mais recente vítima de ataques cibernéticos na indústria de petróleo e gás. Este setor tem sido um alvo lucrativo para grupos de ransomware, que frequentemente usam táticas de extorsão e sites de vazamento para pressionar as vítimas a pagar resgates.

A indústria de petróleo e gás já sofreu graves consequências com ataques anteriores, como o caso da Colonial Pipeline em 2021, que pagou US$ 4,4 milhões para recuperar o acesso a seus sistemas após um ataque de ransomware que causou escassez de gasolina nos EUA.

Compartilhar: