[ 161,299 page views, 63,350 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.103 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Hackers violam 150 mil emails no Tesouro dos EUA

Durante pelo menos um ano, hackers conseguiram ter acesso a”informações altamente confidenciais”, monitorando os servidores de email do Gabinete do Controlador da Moeda da Secxretaria do Tesouro dos Estados Unidos – um órgão equivalente ao Conselho Monetário Nacional do Brasil, o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional responsável pela formulação da política monetária e de crédito.

Leia também
Hackers ownam provedor de software de saúde
Hackers roubam US$ 85 Milhões da Phemex

O regulador notificou o Congresso sobre o que considera um “incidente grave”, descoberto em 11 de fevereiro. O ataque levou ao acesso não autorizado a vários e-mails de executivos e funcionários do OCC, que “incluíam informações altamente sensíveis relacionadas à situação financeira de instituições financeiras regulamentadas pelo governo federal, utilizadas em seus exames e processos de supervisão”.

De acordo com a Bloomberg, os hackers tiveram acesso a mais de 150.000 e-mails após violarem o sistema em junho de 2023. O acesso foi interrompido no dia seguinte à descoberta do problema, e especialistas terceirizados em segurança cibernética foram chamados para realizar uma revisão completa da investigação interna e dos esforços forenses. O OCC também está iniciando uma avaliação de suas políticas atuais de segurança de TI.

“A confidencialidade e a integridade dos sistemas de segurança da informação do OCC são fundamentais para o cumprimento de sua missão”, afirma o Controlador Interino da Moeda, Rodney Hood. “Tomei medidas imediatas para determinar a extensão total da violação e para remediar as deficiências organizacionais e estruturais de longa data que contribuíram para este incidente.”