Durante pelo menos um ano, hackers conseguiram ter acesso a”informações altamente confidenciais”, monitorando os servidores de email do Gabinete do Controlador da Moeda da Secxretaria do Tesouro dos Estados Unidos – um órgão equivalente ao Conselho Monetário Nacional do Brasil, o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional responsável pela formulação da política monetária e de crédito.
Leia também
Hackers ownam provedor de software de saúde
Hackers roubam US$ 85 Milhões da Phemex
O regulador notificou o Congresso sobre o que considera um “incidente grave”, descoberto em 11 de fevereiro. O ataque levou ao acesso não autorizado a vários e-mails de executivos e funcionários do OCC, que “incluíam informações altamente sensíveis relacionadas à situação financeira de instituições financeiras regulamentadas pelo governo federal, utilizadas em seus exames e processos de supervisão”.
De acordo com a Bloomberg, os hackers tiveram acesso a mais de 150.000 e-mails após violarem o sistema em junho de 2023. O acesso foi interrompido no dia seguinte à descoberta do problema, e especialistas terceirizados em segurança cibernética foram chamados para realizar uma revisão completa da investigação interna e dos esforços forenses. O OCC também está iniciando uma avaliação de suas políticas atuais de segurança de TI.
“A confidencialidade e a integridade dos sistemas de segurança da informação do OCC são fundamentais para o cumprimento de sua missão”, afirma o Controlador Interino da Moeda, Rodney Hood. “Tomei medidas imediatas para determinar a extensão total da violação e para remediar as deficiências organizacionais e estruturais de longa data que contribuíram para este incidente.”