Hackers russos atacaram sites do governo da Bulgária

Sites do governo búlgaro foram atingido por ciberataque de DDoS atribuído a grupo russo de hackers peloprocurador-geral da Bulgária
Da Redação
16/10/2022

Os sites da presidência da Bulgária e de vários ministérios do governo búlgaro foram alvos de um ataque cibernético em larga escala, informou ontm a Procuradoria-Geral do país, acusando hackers russos como culpados pelo incidente. O procurador-geral Ivan Geshev descreveu isso como um “problema sério”, chamando-o de “um ataque ao estado búlgaro”.

Além do gabinete do presidente, o ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) paralisou os sites do Ministério da Defesa, do Ministério do Interior, do Ministério da Justiça e do Tribunal Constitucional, disse Geshev.

Veja isso
Hackers russos miram DropBox e Google Drive para lançar malware
Grupo ligado à Rússia ataca com DDoS países pró-Ucrânia

O ataque veio da cidade russa de Magnitogorsk, acrescentou. Um ataque DDoS envia um número excessivo de solicitações que sobrecarregam os sites de destino. O ataque torna os sites inacessíveis ou os torna lentos.

Foram tomadas medidas para reduzir o impacto do ataque nos sites do governo búlgaro e não houve violação de conteúdo, disse o Ministério de Assuntos Digitais, acrescentando que os ataques foram interrompidos.

Como parte da União Europeia, a Bulgária defende os valores europeus, disse Geshev, acrescentando que se espera que este ataque tenha consequências.

A Bulgária está fornecendo apoio humanitário à Ucrânia enquanto a Rússia continua sua invasão em larga escala do país. A Bulgária também está recebendo ucranianos que estão fugindo da guerra.

A emissora Dnevnik informou que o grupo de hackers russo KillNet reivindicou a responsabilidade. O grupo anunciou o ataque em seu canal Telegram. Os membros do KillNet se descrevem como patriotas pró-Kremlin.

O objetivo de seus ataques é atrair a atenção e espalhar desinformação.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)