Os hackers que se identificam como sendo do grupo Digital Space afirmaram no Twitter, na tarde desta quinta-feira, 14, que conseguiram acessar e baixar dados de hospitais militares, em particular do Hospital das Forças Armadas (HFA) de Brasília. A conta de Twitter do grupo foi suspensa mas o CISO Advisor obteve cópia da postagem. O grupo diz ter tido acesso ao banco de dados do HFA e divulgou quatro exames médicos do presidente Jair Bolsonaro. O grupo também publicou um endereço IP onde estariam os dados. O endereço, segundo a ARIN, pertence à Microsoft e deixou de responder exibindo os dados.
O Digital Space, que afirma ter tido acesso a 121 hospitais e laboratórios públicos, é o mesmo que anunciou no domingo passado, 10, ter invadido servidores do Exército Brasileiro e vazado uma grande quantidade de dados de pacientes de hospitais do Exército e a integrantes e soldados da corporação. O exames do presidente vazados mostram que o presidente se identificou com seu nome de batismo, ao contrário do que fez com os exames para covid-19, quando alega ter usado pseudônimos.
Veja isso
Hackers anunciam vazamento de dados de servidor do Exército
Grupo hacker já havia vazado dados da Marinha e de escola da FAB
Segundo os hackers, a coleta e amostra foi encaminhada para o laboratório Sabin e de lá retornou ao HFA. Eles alegam que Bolsonaro utilizou dados de terceiros. “Observando o banco de dados do HFA, irão notar o registro dos nomes de terceiros que ele usou”, diz o comunicado. E questionam: “Por que [usar] dados de terceiros?”
Além das credenciais de acesso – que permitem consultar exames – o grupo disponibilizou um exame que contém o nome do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Veja abaixo réplica do exame e de telas publicadas pelo grupo e replicadas pelo site defcon-lab.org.



A mensagem do grupo é de conotação hacktivista:
“Olá, saudamos a todos.
Atualmente no mundo de mentiras em que vivemos, várias pessoas nos questionaram sobre o suposto “Exame” do presidente Jair Messias Bolsonaro.
[!] Vocês nos trouxeram perguntas e nós estamos trazendo respostas. [!]
Tivemos acesso ao Banco de Dados do HFA (Hospital das Forças Armadas).O presidente, alega ter realizado o exame no mesmo.
Já outras fontes dizem que ele só fez a Coleta e amostra foi encaminhada para o Sabin, e de lá retornou ao HFA.
[!] Sim o exame foi liberado ele utilizou dados de terceiros. Observando o Banco de Dados do HFA irão notar registro dos nomes de terceiros que ele usou. [!]
[!] E se olharem vão notar que nem os registros dos nomes utilizados pelo presidente. Ele tem histórico de coleta no ano de 2020. Uma atitude um tanto suspeita [!]
Deixaremos o seguinte “questionamento” Por que dados de terceiros?
[!] A DIGITAL SPACE NÃO TOLERA MENTIRAS. NEM DE ENCOBRIMOS FATOS. [!]”