Hackers pegam fornecedor de software do Starbucks

Da Redação
25/11/2024

A empresa de software Blue Yonder, especializada em cadeia de suprimentos, com clientes de peso como supermercados nos Estados Unidos, Reino Unido e companhias da Fortune 500, foi alvo de um ataque de ransomware no último final de semana. O incidente, que impactou a Blue Yonder, sediada no Arizona e adquirida pela Panasonic em 2021, causou transtornos em serviços de computação em nuvem privada fornecidos pela empresa, embora o ambiente de nuvem pública tenha permanecido intacto. Uma das vítimas é a rede de cafeterias Starbucks.

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A Blue Yonder confirmou o ataque em um comunicado oficial na sexta-feira (22) e informou que o problema afetou o ambiente de hospedagem de serviços gerenciados. Segundo a empresa, esforços de recuperação estão em andamento, mas ainda não há previsão para a restauração completa dos serviços. Um porta-voz se recusou a especificar quais clientes foram afetados, mas mensagens internas revisadas pela CNN mostram que a Blue Yonder está em contato com seus parceiros nos EUA para minimizar os prejuízos.

O impacto mais imediato foi registrado no Reino Unido, onde grandes redes de supermercados tiveram suas operações comprometidas. A Morrisons, que opera cerca de 500 lojas no país, precisou adotar processos de backup para gerenciar o fluxo de mercadorias afetado. Já a Sainsbury, outra grande varejista, ativou protocolos de contingência para lidar com a interrupção, segundo porta-vozes das empresas.

Nos Estados Unidos, a Blue Yonder tem como clientes importantes redes de supermercados, como Albertsons — dona de marcas como Safeway e Jewel-Osco — e Kroger, que administra redes como Ralphs e Fred Meyer. Nenhuma das empresas comentou publicamente sobre possíveis impactos do ataque, apesar dos pedidos de esclarecimento.

Além do setor varejista, outras corporações globais que utilizam os serviços da Blue Yonder incluem Procter & Gamble e Anheuser-Busch. Ambas também não se manifestaram. Enquanto isso, a Blue Yonder segue concentrada na recuperação de seus sistemas, enfrentando pressões para evitar danos mais amplos à sua reputação e à confiança de seus clientes.

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