Em 8 de dezembro, Mereacre tinha o dinheiro. No início de janeiro, Glover recebeu um e-mail de Mat Henley, outro membro da equipe de segurança do Uber. “Ei Brandon, eu queria entrar em contato agora que as férias acabaram para voltar à sua recompensa”, escreveu Henley. “Eu definitivamente apreciei a ajuda de vocês. Foi uma grande pegadinha e é um exemplo perfeito do valor que o programa traz para nós e para a comunidade de segurança. Tenho certeza que foi uma ótima maneira de começar o seu Natal :)”
Mudando rapidamente seu tom alegre, Henley então pediu a Glover e Mereacre que assinassem novos NDAs com seus nomes reais e indicou que sabia que Mereacre é originalmente da Moldávia e agora mora em Toronto. Ele acrescentou: “Acontece que um dos membros da minha equipe está na Flórida agora e ele se encontrará com você amanhã para assinar o contato”.
“Nossa primeira reação foi como eles conseguiram nos encontrar?” Mereacre testemunhou. “Ficamos estupefatos – apenas a quantidade de informações que eles tinham sobre nós.”
Fletcher testemunhou que a equipe de segurança do Uber usou o programa de recompensas por bugs como uma maneira de descobrir suas identidades reais, embora a empresa tenha decidido não entrar com uma ação legal.
O processo foi penoso.
“Não estamos mais perto da atribuição”, escreveu Henley em uma mensagem para Fletcher em determinado momento. “Está ficando claro que não estamos lidando com um novato. Estamos pagando agora e continuando a atribuição, acho que o risco de um despejo é alto se não o fizermos.”
Em dezembro, Fletcher perguntou a Henley se o “objetivo final” do Uber era prender o hacker ou simplesmente fazê-lo ir embora.
“O objetivo final não é prendê-lo. . . mas nós realmente precisamos encontrá-lo porque ele poderia largar apenas para ser um idiota”, respondeu Henley. “Estamos nos sentindo realmente incompetentes agora, é muito frustrante.”
Sob interrogatório do advogado de Sullivan, Tyler Francis, Fletcher disse que as negociações por e-mail com John Doughs faziam parte do grande esquema do Uber para impedir os hackers enquanto Henley os caçava.
O plano parecia funcionar. Mereacre disse que se encontrou com o chefe jurídico da Uber em um hotel no centro de Toronto para assinar os formulários. Um ano depois, os hackers foram presos. Eles concordaram em cooperar em troca de uma sentença reduzida.
Sullivan foi demitido em 2017 por manipular o incidente, foi acusado em 2020 de uma acusação de obstrução e uma acusação de esconder um crime das autoridades no que é dito ao primeiro exemplo de um chefe de segurança sendo processado por uma violação de dados.
Com informações do Courthouse News Service