Um fórum na dark web está oferecendo o acesso a VPN de um ministério do governo da Colômbia por US$ 1.000. O suposto hacker, autodenominado “dawnofdevil”, postou o anúncio de uma violação de dados e oferta de venda à rede privada virtual do órgão do governo colombiano na sexta-feira passada, 19.
De acordo com a postagem, o acesso SSL (Secure Sockets Layer) VPN que está à venda pertence a um ministério colombiano, sem especificar qual, e que o tipo de acesso à rede usa tecnologia Fortinet.
A reportagem do CISO Advisor procurou o governo colombiano, mas até o momento em que esta nota foi escrita nenhuma declaração ou resposta oficial foi enviada. O espaço segue disponível para eventual manifestação.
A suposta violação surge na sequência de incidentes cibernéticos anteriores na Colômbia. No início deste mês, um juiz de Bogotá condenou Andres Felipe Cardoso Alvarez, também conhecido como Orgon e suposto membro do grupo Anonymous Colombia, a mais de três anos e cinco meses de prisão pelos crimes de acesso abusivo a um sistema informático, danos informáticos e impedimento ilegítimo de um sistema informático.
Veja isso
Ataque à operadora de telecom afeta governo da Colômbia
Campanha de phishing usa dados bancários roubados na Colômbia
De acordo com o Ministério Público, Cardoso entrou ilicitamente em vários sites públicos e privados, incluindo o site oficial do gabinete do presidente colombiano (presidencia.gov.co), 12 prefeituras, vários órgãos municipais e as corporações autônomas regionais de Tolima, Huila e norte de Santander, entidade departamental que regula as atividades ambientais e o uso do solo. Ele também foi obrigado a pagar uma multa de US$ 28 mil.